A combinação de água e produtos eletrônicos tem tudo para dar errado, especialmente no verão, quando muita gente vai para a beira da praia ou da piscina.

Uma forma de evitar problemas é investir em produtos com certificação de resistência à água. Não é difícil encontrar esses produtos — até porque as marcas costumam usar essa característica para promover celulares, fones de ouvido e outros produtos eletrônicos.

Mas, para ter certeza de que o item em questão é à prova d’água, o melhor é conferir a certificação IP (Ingress Protection Marking). O IP é um código internacional que indica o nível de proteção de um produto contra líquidos e poeira.

O IP é composto por dois dígitos, sendo que o primeiro indica o grau de proteção contra objetos sólidos e o segundo contra líquidos. Quanto maior o número, maior a resistência.

Por exemplo, produtos com a certificação IP67 indica têm proteção contra poeira (primeiro número) e água (segundo número). Já o IP68 indica que o produto é resistente à poeira e pode ser submerso em até 1,5 metro por até 30 minutos.

Além da certificação IP, outros fatores podem indicar se um eletrônico vai resistir a uma queda inesperada na piscina: vedação, fabricação com materiais resistentes à corrosão ou impermeáveis, revestimentos de borracha.

Caso o produto não conte com proteção IP adequada contra água, há a opção de usar capinhas (no caso de celulares, tablets e leitores de livros digitais, por exemplo) ou algum tipo revestimento externo para evitar respingos. E, de preferência, mantê-los o mais longe possível da piscina ou do mar.

Outra forma de saber se um produto é à prova d’água é a classificação ATM, que é baseada na pressão estática que o dispositivo suporta, em ATM (unidade da pressão atmosférica). Quanto maior o número de ATM, maior a profundidade que o dispositivo pode suportar.

Ela é mais usada em produtos como pulseiras e relógios inteligentes, que já foram projetados para monitorar o desempenho de atividades esportivas na água, como natação.

Confira a seguir recomendações de eletrônicos, suas classificações de resistência, e onde comprá-los.