O Dia Internacional do Gamer, comemorado em 29 de agosto, foi criado em 2008 pela organização americana Gamers Outreach. A data promove a cultura dos videogames e reconhece a contribuição dos adeptos ao redor do mundo para a indústria do entretenimento. Está aí uma ‘desculpa’ para celebrar investindo em um console da atual geração.

O mercado é disputado por três grandes empresas: Sony, com o PlayStation 5 ; Microsoft, com os modelos Xbox Series X e Series S; e Nintendo, com o Switch.

O PlayStation 5 é conhecido pelos gráficos e uma linha de games exclusivos como Spider-Man: Miles Morales e Demon’s Souls, atraindo fãs de jogos com foco em narrativa e gráficos de última geração.

A atual geração do Xbox, por sua vez, destaca-se pela integração com o serviço de assinatura Game Pass, que oferece um vasto catálogo de jogos por um preço acessível. Além disso, a Microsoft investiu pesado nos últimos anos comprando desenvolvedoras de games como a Bethesda (responsável pela série Doom e Fallout) e a Activision Blizzard (detentora das séries Diablo e Call of Duty, entre outras)

Já o Nintendo Switch, com sua proposta híbrida de console de mesa e portátil, atrai um público que valoriza a portabilidade e franquias icônicas e exclusives como Super Mario, The Legend of Zelda e Metroid, escolhas populares entre jogadores casuais e famílias.

O Estadão Recomenda elencou as vantagens de cada um e para qual público os videogames são mais indicados.