Pagar uma quantia mensal para ter acesso a um catálogo de jogos é algo cada vez mais comum, e hoje todos os consoles têm uma solução própria. Mas elas não são iguais, com preços e propostas diferentes..
No Estadão Recomenda de hoje, vamos comparar os 3 principais serviços.
Geralmente, a escolha de um novo videogame é baseada em alguns critérios. Os mais importantes costumam ser a biblioteca de jogos, acessórios e retrocompatibilidade, mas também levamos em consideração especificações técnicas como capacidade de memória e poder de processamento.
E neste caso, com o Nintendo Switch, é importante considerar se você prefere um portátil para jogar em qualquer lugar.
Vamos diferenciar os serviços pelos produtos que eles oferecem, começando pelos jogos.
A PS Plus tem a ousada promessa de oferecer mais de 700 games do acervo do PS5, PS4, PS3, PS2, PSOne e PSP. Os títulos podem ser baixados e instalados no console ou jogados direto pela nuvem, sem ter que instalar nada no console.
Enquanto isso, o Game Pass promete mais de 100 jogos de alta qualidade. Mas na verdade a biblioteca oferece mais de 440 jogos no plano mais completo, o Ultimate, incluindo games de PC, Xbox One, Xbox Series, Xbox 360 e do Xbox original.
Já o Switch Online é bem diferente dos outros dois. Apesar de oferecer jogos, o foco do serviço é outro. No plano mais básico, o jogador paga por benefícios como jogar online com os amigos, guardar saves na nuvem e jogar títulos clássicos.
A propaganda oficial da Nintendo informa que são mais de 100 jogos do Nintendinho Clássico e do Super Nintendo à disposição. E se o assinante quiser, ele ainda pode optar pelo Plano Adicional, onde ele terá acesso a cerca de 10 jogos de Nintendo 64 e outros 20 de Mega Drive. Todos os serviços da Sony, Microsoft e Nintendo são segmentados com planos diferentes para os jogadores.
Além de preços diferenciados, as opções dão experiências e benefícios diversos.
A Sony oferece os planos Essentials, Extra e Deluxe, que vão de dois jogos mensais até grande parte da biblioteca de jogos gratuita.
A versão mais básica chega por 29,99 reais por mês, e a versão mais cara sai por 52,90 reais por mês
A Microsoft tem o Gamepass para Console e PC, e a versão Ultimate. A versão básica possui 100 jogos disponíveis, e na Ultimate são mais de 400 jogos. A versão mais simples custa 29,99 reais por mês. E sua versão Ultimate chega por 44,99 reais por mês.
E o Switch Online da Nintendo conta com os planos Padrão e Padrão + Pacote Adicional, que inclui versões deluxe e personagens extras.
A versão básica fica em 20,00 reais por mês, enquanto o plano padrão mais o pacote adicional é uma assinatura anual no valor de 262,99 reais.
Se você já tem um desses três consoles, a dica é ficar de olho nas promoções para testes. Todas as marcas costumam ter ofertas com preço reduzido ou períodos de teste para conhecer o catálogo de games e entender se compensa o investimento.
E se você ainda não tem um console, esse serviço pode ser um diferencial, dependendo do catálogo que mais te agrada. Afinal, são dezenas de jogos por um valor mensal bem inferior ao custo de um lançamento.