E agora falando sobre processador e armazenamento, os dois estão equipados com a APU da AMD baseada na arquitetura Zen2, com 8 núcleos, cada um com dois threads, totalizando 16 núcleos lógicos. Os dois também são equipados com SSD, com possibilidade de expansão de memória interna.
A Microsoft optou por criar um modelo próprio de SSD, que acaba tornando o processo de expansão mais caro do que o da Sony, que deixou como opção extra o mesmo modelo que você utiliza no seu computador.
O Playstation 5 vem com um SSD personalizado de 825 GB de capacidade máxima, podendo ler dados a 5,5 GB/s, em formato bruto, ou até 9 GB/s por meio de tecnologias de compressão compatíveis com o console.
Enquanto isso, o Xbox Series X traz um SSD de 1 TB. Mesmo sendo maior do que o concorrente, ele tem 2,4 GB/s de velocidade, para dados brutos, e 4,8 GB/s em técnicas de compressão. Ou seja, ponto para o Playstation!
Ambos vão te entregar velocidades ótimas e, quando falamos em desempenho, tanto o Series X, quanto o Playstation 5 vão alcançar números altos, podendo rodar jogos em 4K a até 120 quadros por segundo, com suporte a tecnologias gráficas como Ray Tracing e tempos de carregamento super rápidos.
Acaba que em uma análise número a número, o Series X sai na frente por ter mais poder gráfico sobrando, com 12 teraflops de potência, e deve rodar games pesados com mais facilidade do que o Playstation 5, que possui 10,3 teraflops de potência. A diferença é pouca, mas é perceptível. Ponto para o Xbox!!