O que significa a sigla 4K no nome de uma televisão? Essas duas letrinhas correspondem ao tipo de resolução que a tela é capaz de transmitir. Ela indica quantos pixels compõem a imagem exibida e as resoluções mais altas geram visualizações mais nítidas. Quanto mais baixo, mais “pixelizado”, ou seja, com cara de quadriculado. As principais resoluções para TV atualmente são:
- 8K: 4320 x 7680 px;
- 4K: 2160 x 3840 px;
- Full HD: 1080 x 1920 px;
- HD: 720 x 1280 px.
Geralmente, apenas o primeiro número é usado na identificação e costuma vir acompanhado de uma letra (por exemplo: Full HD 1080p). Essa letra indica o método que o aparelho usa para exibir imagens em movimento. Quase sempre é do tipo varredura progressiva (representado pela letra p), mas alguns modelos de TV podem trabalhar com a varredura entrelaçada (i, do inglês “interlaced”) – como a LG ThinQ AI 2022. Na prática: o primeiro tipo é melhor por entregar imagens com detalhes melhores definidos.
Com isso em mente, é hora de pensar na resolução ideal para seu aparelho. Geralmente, ao se comprar uma televisão também já se tem um destino certo para ela. Independentemente do embate “sala ou quarto”, o mais importante aqui é observar o local em que ela será instalada. Qual a distância entre a tela e o sofá, por exemplo?
Essa resposta é importante: como já sinalizamos em outra matéria, existe uma distância ideal para assistir TV. Apesar do senso comum dizer “quanto maior, melhor”, vale a pena manter um certo espaço entre a tela e seu assento, para enxergar a imagem com a qualidade ideal. Afinal, você não vai querer contar os pixels enquanto assiste, certo? Existem duas nuances aqui:
- Para telas com definição Full HD, a distância recomendada é de 3 vezes o tamanho da tela;
- Em caso de telas com definição 4K, o ideal é uma distância de 1,5 vezes o tamanho da TV.
Essas são indicações da Sony, uma das principais marcas tech do mercado. A diferença entre definições se dá porque a olho nu não dá para identificar pixels individuais no 4K. Por outro lado, dá para contá-los se a tela for Full HD e estiver muito perto.
Com todas essas informações em mãos, já para saber qual o tamanho ideal de televisão para você. Mas, de certa forma, a resposta parece clara: a melhor alternativa é priorizar uma TV 4K, certo? Não necessariamente.
Para realmente ver um conteúdo em definição 4K é preciso que a imagem visualizada também esteja… em 4K. Em outras palavras: não adianta ter uma TV 4K para assistir conteúdos transmitidos em Full HD.
Isso quer dizer que para aproveitar uma TV 4K você precisa ter mídia física nessa definição ou assinar plataformas de streaming que tenham conteúdos com essa definição. Vale lembrar, porém, que algumas delas cobram a mais para quem quer assistir em 4K:
- Max, Netflix e Paramount Plus: disponível somente para assinantes de categorias premium;
- Amazon Prime Video, Apple TV Plus, Crunchyroll, Disney Plus, Globoplay, MUBI e Star Plus: disponível em todos os planos;
- Looke: ainda não transmite em resolução 4K.
No caso de espectadores de emissoras de TV a cabo, já é possível encontrar alguns conteúdos pela Globo e pelo SporTV com esta resolução. Já para assinantes de TV aberta, nenhuma delas ainda transmite em 4K (a previsão é que algumas comecem a entregar essa qualidade a partir de 2025).
Aqui no Estadão Recomenda, já entregamos aos nossos leitores quais são os melhores modelos de televisão 4K entre 40” e 75”, bem como quais TVs 4K valem a pena entre as mais baratas. Se você quer ainda mais economia vale optar por um modelo Full HD; neste caso, indicamos então nosso guia de TVs de 32 polegadas.