‘Ainda Estou Aqui’: conheça o livro que deu origem ao filme de sucesso internacional

Com o longa, Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro 2025 de melhor atriz de filme de drama; saiba mais sobre a história.

Sucesso de bilheteria

O filme superou a bilheteria de É Assim que Acaba – que liderava o ranking de arrecadações em 2024 – e atingiu o marco de R$ 62,7 milhões desde sua estreia. A atriz Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro de Melhor Atriz na categoria Drama neste início de 2025 por sua performance no longa.

Prêmios

Ainda Estou Aqui já passou por importantes festivais como Veneza, Vancouver, Nova York, Los Angeles, Miami e Pessac (França). Até o momento, foram cerca de 40 indicações e 20 vitórias, segundo o IMDb.

Origem do filme

A obra cinematográfica foi inspirada no livro de mesmo nome, de Marcelo Rubens Paiva, publicado originalmente em agosto de 2015. A obra conta a história da família Paiva, que enfrentou duras consequências da ditadura militar. É um retrato real dos pais do escritor, Eunice e Rubens, o que aumenta o impacto da história.

Conheça o livro Ainda Estou Aqui

Sinopse: Eunice Paiva é uma mulher de muitas vidas. Casada com o deputado Rubens Paiva, esteve ao seu lado quando foi cassado e exilado, em 1964. Mãe de cinco filhos, passou a criá-los sozinha quando, em 1971, o marido foi preso por agentes da ditadura, a seguir torturado e morto. Em meio à dor, ela se reinventou.

Ver na Amazon

E o Oscar?

Fora dos finalistas do SAG Awards, prêmio do sindicato dos atores de Hollywood, Fernanda Torres tem um caminho mais difícil até a indicação ao Oscar – apesar da vitória no Globo de Ouro. Por outro lado, a indicação do longa brasileiro na categoria de Melhor Filme Internacional é um cenário considerado bem provável.

Quer saber mais detalhes sobre a história do filme?

Clique no botão abaixo e leia nossa matéria completa

Matéria completa