Réveillon: 4 espumantes para a hora do brinde, segundo sommelier
Selecionamos selos com preços a partir de R$ 60, com a ajuda do sommelier Luiz Felipe Campos, professor da The Wine School.
Selecionamos selos com preços a partir de R$ 60, com a ajuda do sommelier Luiz Felipe Campos, professor da The Wine School.
Como descobrir o nível de qualidade de um espumante? “As borbulhas devem ser numerosas e pequenas, quanto menores, melhor. Outro aspecto é observar o frescor na boca que nos faz salivar, reflexo da boa acidez que deve estar presente. Sendo assim, o amargor não é uma característica desejada nos bons exemplares”, explica Campos.
"Velho conhecido dos brasileiros, frutado, leve, ideal para abrir os trabalhos e para entradas leves e petiscos."
"Espumante da Itália, com aromas típicos que remetem a pêssego e jasmim, e na boca com bastante mineralidade e acidez média. Ideal para harmonizar com carnes brancas e frutos do mar."
"Para aqueles que estão dispostos a gastar um pouco mais, é um Champagne e possui notas aromáticas de panificação, brioche, uma acidez superlativa no paladar e um corpo que harmoniza bem com carnes brancas mais pesadas."
"Típico Cava da Espanha, esse espumante feito com uvas locais tem a característica de ser bem seco, combina bem com os clássicos “tapas” espanhóis, como presunto cru e massas com molho à base de funghi."
Na matéria completa, você consegue encontrar mais opções de lojas online para cada espumante indicado, além de outras dicas do sommelier.