PUBLICIDADE

Apagão em SP: após quase 3 horas, luz foi totalmente restabelecida, dizem Enel e ONS

Reclamações se concentraram nas zonas leste e norte da capital e em Guarulhos, na Grande São Paulo; Operador Nacional do Sistema Elétrico relata desligamento em subestação da Eletrobras

PUBLICIDADE

Foto do author Giovanna Castro
Foto do author Matheus Mans
Atualização:

Por volta das 20h deste sábado, 31, a Enel informou que conseguiu restabelecer a energia elétrica em todas as regiões atingidas pelo apagão que durou quase três horas na cidade de São Paulo e na região metropolitana.

Moradores de vários bairros de São Paulo e de Guarulhos, reclamaram de falta de energia elétrica desde 17h30. As reclamações inicialmente se concentram zona leste, em bairros como Tatuapé e Mooca, e também na zona norte, como Parque Edu Chaves.

Cruzamento da Avenida Paulista com a Rua Carlos Sampaio totalmente sem luz Crédito Reprodução/TV Globo Foto: Reprodução/TV Globo

PUBLICIDADE

A Avenida Paulista, um dos cartões-postais da cidade, e ruas próximas, como a Alameda Santos e a Avenida Brigadeiro Luís Antônio, ficaram completamente sem luz.

A concessionária Enel informou que o fornecimento foi normalizado por volta das 20h após uma ocorrência no sistema de transmissão, que não pertence à Enel. A empresa confirma que as regiões Norte e Leste foram impactadas. “A Enel Distribuição São Paulo informa que, por volta das 20h, após a recomposição de cargas pela empresa transmissora, normalizou o fornecimento de energia para todos os clientes que tiveram o serviço afetado nesta tarde”.

A EDP, concessionária de energia na cidade de Guarulhos, disse que “garantiu o restabelecimento de 100% das regiões afetadas às 19h37″.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) “confirma que houve interrupção de carga de cerca de 870 MW hoje, 31/8, às 17h31, após o desligamento de todos os equipamentos da subestação Guarulhos, de propriedade da Eletrobras. Em função do ocorrido, houve interrupção das cargas da ENEL-SP atendidas pelas subestações Norte e Miguel Reale”, diz o órgão federal.

As causas do apagão ainda estão sendo investigadas. “O ONS ainda aguarda informações dos agentes para analisar a causa. As equipes do ONS e dos agentes estão dedicadas para a retomada do serviço à sociedade com segurança, no menor tempo possível”.

Publicidade

Trens de São Paulo e Aeroporto de Guarulhos permanecem funcionando

Por volta das 19h, o site do Metrô informava que todas as linhas operavam normalmente, assim como os trens da CPTM. No mesmo horário, a energia elétrica começou a ser restabelecida em bairros como Tatuapé, Cangaíba, Belém e Penha.

A cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo, também foi diretamente afetada pelo apagão. Moradores reclamam de falta de energia a partir das 17h30. Alguns bairros ficaram completamente sem luz.

Cruzamento das avenidas Paulista e Brigadeiro Luis Antonio ficou às escuras no início da noite deste sábado, 31 Foto: Estadão

O Aeroporto Internacional de Guarulhos operou normalmente durante o apagão, com partidas e chegadas no horário determinado. “Aeroporto operando normalmente. Sem impactos nas operações”, informou a concessionária GRU Airport.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou “que acompanha o processo de recomposição das cargas de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema (ONS), transmissoras e distribuidoras envolvidas, e está em permanente contato com as equipes das empresas responsáveis.”

Os relatos de queda de energia se concentraram nos seguintes bairros da capital:

Zona Norte: Vila Guilherme, Vila Maria, Vila Gustavo, Jaçanã, Parque Edu Chaves.

Zona Leste: Mooca, Pari, Brás, Belém, Tatuapé, Penha, Cangaíba, Itaquera, São Mateus, São Miguel.

Publicidade

Centro: Jardins, Centro Histórico e Paraíso.

Abaixo, confira relatos nas redes sociais BlueSky e Threads de moradores de São Paulo falando sobre a falta de luz:

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.