Moradores de bairros de São Paulo permanecem sem energia mais de 24 horas após fortes chuvas

Zonas sul e oeste são mais afetadas. Enel afirma que está trabalhando para normalizar o fornecimento de luz. Falta de energia prejudica abastecimento de água. Há também relatos de falhas em sinal de internet

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Foto do author Renata Okumura
Atualização:

Moradores de bairros de São Paulo permanecem sem energia, após danos provocados pelas fortes chuvas que atingiram a capital paulista na tarde de sexta-feira, 3. Há relatos de imóveis no Morumbi, City América, Paraíso e Vila Romana que estão desde as 16h de sexta sem luz, ou seja, há mais de 24 horas. Campo Belo e Butantã também se queixam de falta de luz.

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Segundo a Enel Distribuição São Paulo, as regiões mais afetadas foram as zonas sul e oeste da cidade, embora também haja relatos de falta de energia nas zonas leste e norte na noite de sexta. A previsão é que o serviço seja totalmente restabelecido em toda a cidade até terça-feira, 7.

A falta de energia também afeta o abastecimento de água em diversas regiões (veja lista mais abaixo).

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Na Vila Andrade, na zona sul, uma árvore caiu na Rua Itajara, na tarde de sexta, em razão das chuvas, e quebrou dois postes de energia. Desde então, a região permanece totalmente sem energia. Há relato ainda de casas sem luz, internet e sinal de celular entre a Rua Itapaiúna e a Avenida Giovanni Gronchi. Procuradas, a Tim, Claro e Vivo ainda não se manifestaram.

Queda de árvore deixa moradores sem energia na Vila Andrade, na zona sul de São Paulo. Foto: Leo Mendes/Estadão

Na Rua Crítios, no Morumbi, na zona sul, a luz acabou por volta das 16 horas de sexta. Moradores se queixam da demora no atendimento para a resolução do problema, assim como dificuldade no atendimento.

Na Vila Romana, na zona oeste, também há locais sem energia. Morador da Rua Jaricunas, Sérgio Luís Petrasso também cobra estimativa para a energia se restabelecida. Segundo ele, os telefones da concessionária não estão funcionado nem serviço de SMS e atendimento por WhatsApp. “A energia nos arredores foi reestabelecida, mas a Rua Jaricunas continua sem luz”, afirma ele.

No Paraíso, na zona sul, na Rua Alcino Braga, a previsão dada aos moradores era de que a energia seria retomada por volta da meia-noite, o que não ocorreu. Neste sábado, imóveis permanecem sem luz em diversas ruas do bairro. “Eles passaram uma previsão inicial, mas depois disseram que não tem horário”, disse Kátia Oliveira.

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No mesmo bairro, o morador Eliseu Trindade disse que a situação no condomínio dele é delicada, em razão da quantidade de idosos que lá vivem. “Moro no Paraíso, bairro afetado com a falta de energia desde as 16 horas de sexta. Um condomínio com muitos idosos tendo que subir 16 andares pelas escadas. As geladeiras descongeladas com perda dos alimentos. Trata-se de uma região com muitos idosos e inúmeros hospitais nos arredores.”

Em Artur Alvim, na zona leste, a moradora Ana Paula Firme acrescenta que está sem luz desde as 17 horas de sexta. “Com crianças pequenas em casa e tudo estragando na geladeira. A Enel desligou os canais de comunicação. Ninguém da vizinhança consegue contato para ter previsão do retorno de energia.”

As fortes chuvas e rajadas de vento que atingiram grande parte do Estado de São Paulo na sexta-feira também deixaram ao menos seis pessoas mortas. Em Osasco, na Grande São Paulo, duas árvores caíram sobre um muro na Avenida Luiz Rink, atingindo um veículo e matando uma pessoa que estava no interior do automóvel, de acordo com a Defesa Civil.

Árvore caída na Rua Macaxás com Rua Vergueiro, no Ipiranga, na zona sul da cidade. Foto: Taba Benedicto/Estadão

Desde o início do temporal que atingiu a cidade, a Prefeitura de São Paulo afirma que funcionários da limpeza, agentes das subprefeituras e equipes de iluminação pública e de reparos em semáforos estão nas ruas para restabelecer a normalidade na capital paulista.

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“De 94 semáforos inoperantes às 20h de sexta-feira, 77 já tinham sido restabelecidos às 6 horas deste sábado. Houve 618 chamados por falta de iluminação pública às 17 horas, dos quais 523 tinham sido resolvidos até as 6 horas. Das 76 árvores que caíram, 43 já tinham sido removidas no mesmo período”, disse a prefeitura, por meio de nota.

As rajadas de vento chegaram a 104 km/h em alguns pontos da cidade. Em razão da intensidade do temporal, desde o início da chuva e ao longo da noite, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) acompanhou os trabalhos dos agentes da prefeitura em vários pontos da cidade para recuperação de áreas afetadas.

“Equipes das subprefeituras, da Defesa Civil e agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), em conjunto com a Enel, passaram a noite, a madrugada e estão nas ruas de todos os bairros da cidade para recuperação de áreas afetadas”, disse a prefeitura.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), por meio da Defesa Civil, acrescenta que as equipes estão atuando em todas as regiões da capital paulista e seguem em atendimento a mais de 1.600 ocorrências.

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Árvore e galhos caídos na Rua Maria Figueiredo, no Paraíso, após vendaval e chuva forte na tarde de sexta-feira. Foto: Alexandre Calais/Estadão

Nas redes sociais, também há críticas em relação a demora no serviço ser restabelecido. Muitos cobram prazo para concessionária para que a problema seja solucionado.

Veja na íntegra a resposta da Enel:

“A Enel Distribuição São Paulo informa que as fortes chuvas, acompanhadas de rajadas de vento de até 100 km/h, que atingiram a área de concessão nesta sexta-feira (3) provocaram quedas de árvores e galhos sobre a rede elétrica, danificando trechos inteiros da rede de distribuição em diversos pontos. Segundo o Corpo de Bombeiros, foram registrados mais de 874 chamados para quedas de árvores. A companhia reforçou as equipes em campo, nos canais de atendimento e no centro de controle e está trabalhando de forma ininterrupta para normalizar o fornecimento de energia para todos. Informa ainda que as regiões mais afetadas foram as zona Sul e Oeste e está avaliando a extensão dos danos causados. Devido a complexidade do reparo e a necessidade de reconstrução de trechos da rede, em alguns casos, o restabelecimento da energia pode levar mais tempo”.

Para falar com a Enel

O consumidor pode entrar em contato com a Central de Relacionamento da Enel São Paulo pelo 0800 72 72 120. Também pode falar com a central de emergência pelo 0800 72 72 196. Para deficientes auditivos, o telefone é o 0800 77 28 626. Salve também a ‘Elena’ nos contatos (21 99601-9608), assim é possível conseguir realizar serviços. Ela consegue ajudar a registrar falta de luz, solicitar segunda via, consultar débitos, solicitar ressarcimento e também tirar dúvidas sobre outros serviços.

Ouvidoria da Enel São Paulo

Este é um canal de relacionamento para solucionar ou responder reclamações que a pessoa ainda não conseguiu resolver pelos outros canais de atendimento.

  • Por teleatendimento: 0800 72 73 110 (atendimento em dias úteis, das 8 horas às 18 horas).
  • Por carta: enviar em envelope fechado mencionando ‘Ouvidoria’ para o endereço: Avenida das Nações Unidas, 14401, Conjunto 1 ao 4, Torre B1, 17º andar, Vila Gertrudes, São Paulo-SP, CEP: 04794-00.

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Falta de energia prejudica abastecimento de água

Em razão das fortes chuvas na tarde de sexta-feira, a falta de energia paralisou instalações e estações elevatórias da empresa, afetando o nível dos reservatórios e, consequente, o abastecimento de água em diversas regiões.

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) diz que em constante contato com as concessionárias de energia para restabelecer as instalações o mais breve possível, mas ainda não há previsão de regularização do fornecimento para todas as áreas.

Neste momento os pontos mais críticos na capital paulista são nos bairros: Americanópolis, São Mateus, Itaquera, Vila Mariana, Vila Clara, Santa Etelvina, Guaianazes, Cidade Tiradentes, Vila Mascote, Vila Santa Catarina, Vila Joaniza, Campo Grande, Jardim Promissão, Pedreira, Cidade Ademar, Chácara Flora, Morumbi e Capão Redondo.

Nos seguintes municípios: Itapecerica da Serra, Mauá, Cotia, Santo André, Diadema, Osasco, Barueri, Guarulhos, Taboão da Serra, Itaquaquecetuba, Biritiba Mirim e Suzano.

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“A empresa realiza manobras operacionais para amenizar a situação e caminhões- tanque para abastecer pontos mais críticos. É recomendável que os clientes priorizem o uso da água das caixas-d’água para higiene e alimentação até que o abastecimento esteja normalizado.”

Casos de emergência serão atendidos pelo 0800 055 0195.

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