A Prefeitura de São Paulo inicia na segunda-feira, 15, o processo de implementação da Faixa Azul, adotada para a segurança de motocicletas, em quatro vias da capital: as avenidas Santos Dumont e Washington Luís, a Rua Santa Eulália e o Túnel Ayrton Senna I. Segundo a gestão municipal, até o fim de abril esses trechos estarão com a faixa completamente implementada (com sinalização vertical e de solo).
A Faixa Azul é uma sinalização de segurança para as motocicletas. Apesar disso, não é destinada exclusivamente a motos, mantendo o compartilhamento do viário com os veículos e ônibus, sem segregação de espaços.
Motociclistas estão entre as principais vítimas da violência no trânsito na capital paulista, que teve o ano com maior número de mortes por acidentes com veículos desde 2015.
A discussão sobre a seguranças nas ruas e avenidas na cidade ganhou força nas últimas semanas após o acidente em que o empresário Fernando Sastre de Andrade Filho bateu seu Porsche no Renault Sandero do motorista de aplicativo Ornaldo Viana, que morreu.
O corredor Washington Luís terá a Faixa Azul implementada em três trechos no sentido centro: entre a Avenida Interlagos e a Rua Lacedemônia; entre a Avenida Dória e a Rua Viaza; e entre a Rua Vieira de Morais e a Avenida dos Bandeirantes.
O Túnel Ayrton Senna I será contemplado com a nova sinalização entre a Avenida Vinte e Três de Maio e a Rua Colentino Marques.
Já a Avenida Santos Dumont, desde a avenida Braz Leme até a Ponte das Bandeiras, receberá a Faixa Azul em ambos os sentidos.
Ainda, um trecho da Rua Santa Eulália, entre as avenidas Cruzeiro do Sul e Santos Dumont, terá a Faixa Azul no sentido centro.
Em março, a Prefeitura foi autorizada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) a iniciar a ampliação de mais 120 km do projeto-piloto da Faixa Azul em mais 28 vias, totalizando 200 km até dezembro de 2024. Hoje, a cidade oferece 90,1 km.
Atualmente, a frota de motos da cidade é de 1,3 milhão de veículos em circulação. O projeto tem como objetivo reduzir o número de acidentes graves e óbitos de motociclistas.
“A Faixa Azul é baseada em dois princípios de segurança viária: Visão Zero e Sistemas Seguros. A Visão Zero é uma abordagem em que nenhuma morte no trânsito é aceitável – todas são evitáveis. Já o Sistema Seguro é uma forma de evitar que os erros ‘humanos’ dos diferentes usuários do viário possam ocasionar em ferimentos graves ou mortes”, diz a gestão municipal.
Confira as vias que receberam aprovação para implantação da Faixa Azul:
- Estrada de Itapecerica;
- Avenida Senador Teotônio Vilela;
- Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira;
- Rua Vergueiro;
- Avenida Santos Dumont (entre Av. Braz Leme e Ponte das Bandeiras);
- Avenida Braz Leme;
- Rua Santa Eulália;
- Via Elevada Presidente João Goulart;
- Túnel Ayrton Senna I;
- Complexo Viário Maria Maluf;
- Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro;
- Avenida Eliseu de Almeida;
- Avenida Salim Farah Maluf;
- Avenida Pirajussara;
- Avenida Professor Luiz Ignácio Anhaia Mello;
- Avenida Washington Luís;
- Avenida Inajar de Souza;
- Avenida do Cursino;
- Avenida Jornalista Roberto Marinho;
- Avenida Escola Politécnica;
- Avenida Doutor Gastão Vidigal;
- Avenida Aricanduva;
- Avenida Doutor Ricardo Jafet;
- Avenida Professor Abraão de Morais;
- Avenida Presidente Tancredo Neves;
- Avenida Governador Carvalho Pinto/ Avenida Dom Helder Câmara/ Avenida Calim Eid;
- Rua Sapetuba;
- Eixo Norte/Sul (Av. Moreira Guimarães; Av. Rubem Berta; Viaduto 11 de Junho; Av. 23 de Maio; Túnel São João Paulo II; Av. Prestes Maia; Passagem Tom Jobim; Av. Tiradentes; Av. Santos Dumont, entre Av. Braz Leme e a Ponte das Bandeiras, e Ponte das Bandeira).
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.