Mar agitado tomba balsa com fogos de artifício em Praia Grande, litoral de SP; queima é cancelada

Capitania dos Portos orientou o cancelamento do espetáculo por conta da agitação do mar e ressaca, que poderiam provocar instabilidade das embarcações onde ficam os artefatos

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A poucas horas da virada do ano, a queima de fogos em Praia Grande, litoral de São Paulo, foi cancelada após uma balsa com fogos de artifício tombar no mar na tarde deste domingo, 31. Os artefatos seriam usados para iluminar o céu da região do bairro Tupi, mas foram todos para água por conta da agitação da maré, segundo a prefeitura da cidade. Não há informações de feridos no acidente.

Em nota, a administração afirma que a queima de fogos foi cancelada por orientação da Capitania dos Portos, em “virtude da maré e ressacas que atingem todo o litoral”. Todos os fogos da queima seriam disparados a partir de cinco balsas instaladas no mar. De acordo com a prefeitura, essa instabilidade das águas geram instabilidade nas embarcações que abrigam os artefatos para o show pirotécnico. Por esse motivo, a empresa responsável pelo espetáculo acatou a orientação e decidiu cancelar o espetáculo.

Queima de fogos no Réveillon em Praia Grande deve durar 15 minutos.  Foto: Sergio Neves/Estadão

PUBLICIDADE

“As balsas instaladas sofreram impacto da agitação da maré, impossibilitando a permanência no mar”, disse a nota. “A empresa vencedora da licitação, responsável pela queima de fogos, optou pelo cancelamento do show pirotécnico, seguindo recomendações da Capitania dos Portos”.

A programação das arenas, que vão receber apresentações musicais na noite deste domingo seguem normalmente, bem como “demais atividades seguem”, de acordo com a prefeitura.

Na tarde deste domingo, uma das cinco balsas instaladas no mar para armazenar os fogos tombou por conta da maré agitada. Os artefatos foram todos para a água e alcançaram a faixa de areia da praia. Segundo a administração, a presença dos objetos na areia e no mar não trazem riscos para os banhistas, mas as pessoas devem evitar o contato.

Publicidade

Os locais onde as balsas foram instaladas foram autorizados e definidos pela Capitania dos Portos, com base na tábua de marés, e disponibilidade de cabeamentos submersos e emissários submarinos. A prefeitura anunciou na última quinta-feira, 28, que toda a estrutura teria “rebocadores para garantir a segurança das embarcações” durante as festas de Réveillon.

A cidade de Praia Grande, que possui 22 quilômetros de costa, prometia uma noite com 15 minutos de show pirotécnico, incluindo apresentações musicais nas 10 arenas espalhadas pela cidade.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.