Quem decidiu passar o Réveillon no litoral de São Paulo ou ao menos pretende curtir alguns dias do recesso de fim de ano na praia está precisando enfrentar um velho conhecido dos paulistanos: o trânsito. A balsa que liga São Sebastião até Ilhabela voltou a registrar na tarde desta quarta-feira, 27, pré-feriado, um tempo de espera de 270 minutos, o equivalente a quatro horas e meia, assim como no dia anterior. No sentido São Sebastião, o tempo de espera permanece em 30 minutos. Ao todo, sete embarcações estão em funcionamento neste momento. Clique aqui para informações sobre outras travessias litorâneas.
- Travessia São Sebastião/Ilhabela: opera no momento, em média, com 270 minutos de espera em São Sebastião e 30 minutos em Ilhabela. O tempo de permanência nas filas decorre de alta demanda de veículos pela semana de feriados, e da maior movimentação de caminhões que se deslocam para a ilha. No momento, são sete embarcações em funcionamento, sendo seis do sistema ferryboat e uma lancha.
- Travessia Santos/Guarujá: opera com 70 minutos de espera em Santos e 50 minutos em Guarujá, em função da alta demanda de veículos motivada pela semana de feriados. No momento, a frota conta com oito embarcações em operação, sete para veículos, e uma para bicicletas.
- Demais travessias: operam normalmente.
Para agilizar o embarque e desembarque, diante do movimento maior de veículos, e com o objetivo de reduzir o tempo de espera, a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de SP (Semil) adotou algumas medidas que valem para todo o sistema de travessias, como:
- Embarque e desembarque simultâneos;
- Manutenção noturna dos equipamentos;
- Operação “Bate-Volta Vazia”, onde a embarcação volta vazia para a margem de maior demanda;
- Cabines de pedágio operando com sua capacidade máxima; cobrança antecipada, com equipes nas filas a fim de dar mais rapidez à operação.
De acordo com o alerta emitido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, ventos fortes, de até 74 km/h, podem atingir todo litoral paulista no decorrer desta quarta-feira. O mau tempo poderá impactar ainda mais o sistema de travessias litorâneas, ampliando os tempos de espera e até provocando a interrupção temporária dos serviços.
Na noite de terça-feira, 26, o tempo de espera chegou a 270 minutos, o equivalente a quatro horas e meia, para a travessia no sentido Ilhabela, segundo a empresa que opera o serviço. Segundo a Semil, a balsa ficou paralisada durante cerca de 1h30 durante a manhã do dia anterior, por conta de ventos fortes, situação que influenciou no funcionamento da operação ao longo do dia. Isso intensificou ainda mais o trânsito na região, que normalmente já é carregado nesta época do ano.
“O tempo de permanência nas filas decorreram de condições adversas de navegação, alta demanda de veículos motivada pela semana de feriados e da demanda represada pela paralisação durante a manhã (entre 08h35 e 10h06), quando os ventos atingiram 29 nós, acima do limite de segurança, que é de 25 nós (equivalente a 46,3 km/h)”, justificou a Semil ainda na terça-feira.
Às 20 horas do mesmo dia, o clima continuava encoberto e, por a maré estar baixa, veículos pesados, como ônibus e carretas, estavam impedidos de passar, segundo a empresa que opera a balsa. Sete embarcações operavam na travessia – cinco do sistema ferryboat e duas lanchas – e uma aguardava a melhora das condições climáticas para retornar à operação, disse a Semil, na ocasião.
O acesso à Ilhabela é feito exclusivamente por meio da balsa, que atende a pedestres, automóveis e ônibus, saindo de São Sebastião. O tempo médio de travessia é de 20 minutos e as saídas acontecem a cada 30 minutos, das 5h30 às 23h30 (São Sebastião/Ilha Bela) e das 6h00 às 23h30 (Ilha Bela/São Sebastião) – após este horário, ocorre de uma em uma hora.
Clique aqui ainda para informações também sobre restrições para a entrada e saída de caminhões de Ilhabela.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.