Fusca bate-bate, montanha-russa mais alta e ‘vibe’ Willy Wonka: como será novo parque da Cacau Show

Com previsão de entrega em 2027, novo empreendimento em Itu terá 7 milhões de metros quadrados e 50 atrações

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Foto do author Ana Lourenço
Atualização:

A empresa de chocolates Cacau Show anunciou nesta segunda-feira, 2, a construção de um novo parque de diversões temático em Itu, a cerca de cem quilômetros de São Paulo, com a previsão de ficar pronto em 2027. A promessa é que o Cacau Park seja um dos principais complexos do tipo da América Latina - hoje o maior é o Beto Carrero, em Penha, Santa Catarina.

PUBLICIDADE

Em fevereiro, a Cacau Show havia anunciado em fevereiro a compra de todas as marcas e ativos do Grupo Playcenter, que operou um parque na Marginal Tietê, na capital. Fundador e CEO da rede de doces, Alexandre Costa, disse que o foco do grupo, centrado no chocolate, vai se direcionar cada vez mais para o “show”.

Ao todo, o empreendimento de Itu terá 7 milhões de metros quadrados, com previsão de 3 milhões de visitantes por ano. A ideia é de que o parque seja um polo de entretenimento, gastronomia e experiências imersivas. O investimento previsto é de R$ 2 bilhões.

Mega Store Cacau Show, inaugurada no fim de 2017, é um 'gostinho' de como será futuro parque Playcenter Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Na cidade das coisas megalomaníacas, o Cacau Park promete ser outro gigante. As obras de terraplanagem acabaram de começar no terreno e, a partir de janeiro, será iniciada a fundação. Em 2025, também será inaugurado o Instituto Cacau Show Itu (assim como já existe em outros municípios), organização social sem fins lucrativos que oferece gratuitamente atividades educacionais, esportivas, culturais e de formação para crianças e adolescentes.

Publicidade

Dentre as 50 atrações, está a mais alta e rápida montanha-russa da América Latina, segundo a Cacau Show. A estrutura será desenvolvida pela Vekoma, empresa responsável por 85% das montanhas-russas dos parques da Disney. Com 55 metros de altura e um quilômetro de extensão, a atração atingirá 120 km/h em apenas cinco segundos.

Tarcísio de Freitas e outras autoridades entram na brincadeira e usam chapéu estilo 'Willy Wonka' Foto: Mônica Andrade/Governo do Estado de SP

Outro destaque são os hotéis temáticos, com mais de mil quartos, e o City Walk, um elegante bulevar a céu aberto com lojas-conceito e restaurantes temáticos. Lembrando que a marca já conta com dois hotéis no interior paulista: Bendito Cacau Spa, em Campos do Jordão, e Bendito Cacau Family Resort, em Águas de Lindoia.

Conforme a empresa, “o projeto inclui, além do parque, um centro de convenções, condomínios residenciais, centro cultural e uma galeria de arte”. “Em universos de parques nem sempre a gastronomia é o foco, e naturalmente nós, como Cacau Show, vamos caprichar nesse pedaço com parceiros e desenvolvendo marcas próprias”, diz Costa.

Além de inspirações internacionais, como a Disney, há referências a Willy Wonka, personagem do filme A Fantástica Fábrica de Chocolates. Na coletiva de imprensa de apresentação do projeto, foram distribuídos chapéus inspirados no personagem clássico de Tim Burton.

Publicidade

Outra atração serão carrinhos bate-bate estilizados como Fusca, mesmo carro que Alexandre Costa utilizava, em 1988 para distribuir trufas e bombons de chocolate. Segundo Costa, o valor do ingresso não está definido, mas a intenção é ter um valor acessível.

Willy Wonka, personagem do filme ' A Fantástica Fábrica de Chocolates', é uma das inspirações para a nova atração Foto: Ana Lourenço/Estadão

Na Pensilvânia, nos Estados Unidos, o Hersheypark, da marca Hersheys, foi o pioneiro em juntar chocolate e diversão.

O governador do Estado de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou ainda que o trem São Paulo - Sorocaba, que está no plano de expansão da rede ferroviária do Estado, vai ajudar a impulsionar o turismo na região.

Segundo a Cacau Show, a previsão é de criação de três mil empregos diretos e seis mil indiretos. O governo estadual, de acordo com Costa, tem contribuído também com abatimentos tributários, como a na importação de equipamentos.

Publicidade

O programa “São Paulo nos Trilhos” engloba 13 projetos entre linhas de trem e de metrô, totalizando mais 890 quilômetros na rede estadual, com investimento previsto de R$ 130 bilhões apenas entre os projetos já inclusos no Programa de Parceria de Investimentos (PPI).

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.