Depois de quatro dias com temperaturas acima dos 35°C, a cidade de São Paulo registrou nesta quinta-feira, 16, calor mais ameno: a máxima na capital foi de 31,8°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Foi uma queda de 15% em relação à maior temperatura desta semana, de 37,7°C, registrada na segunda e na terça-feira. A previsão era de que esse recorde pudesse ser quebrado, o que não se concretizou.
A sequência de temperaturas altas e recordes começou no domingo, 12, quando foram registrados 37,1°C – até então, o recorde do ano. Na segunda-feira, 13, os termômetros marcaram 37,7°C, novo recorde do ano, maior temperatura para um mês de novembro desde o início das medições, em 1943, e segunda maior temperatura medida pelo Inmet em São Paulo em toda a série histórica. A maior foi de 37,8°C (apenas um décimo a mais), registrada em 17 de outubro de 2014.
Na terça-feira, 14, a temperatura máxima do dia anterior se repetiu: 37,7°C. Na quarta-feira, 15, a temperatura caiu um grau em relação a terça: a máxima foi de 36,7°C.
A temperatura oficial no município de São Paulo, para o Inmet, é medida na estação convencional do Mirante de Santana, na zona norte. Outros postos de medição podem registrar temperaturas maiores, mas aquela considerada oficial é a medida nessa estação.
Como fica o tempo para os próximos dias?
O calor deve aumentar em São Paulo nos dois próximos dias, segundo a Meteoblue. Tanto nesta sexta-feira, 17, como no sábado, 18, a temperatura máxima na capital deve ser de 37°C. A mínima deve ser de 23°C na sexta e de 24°C no sábado. O tempo muda no domingo, conforme a Meteoblue: a previsão é de chuva e temperaturas de 19°C a 22°C.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.