Carro furtado do deputado Da Cunha foi usado em ataque a banco no interior de SP

Parlamentar diz que o furto do veículo aconteceu no final de março, na capital paulista; quadrilha explodiu agência e atacou carros-fortes nesta segunda-feira

PUBLICIDADE

Foto do author Caio Possati

Um dos veículos usados por criminosos no ataque a um banco na cidade de São Pedro, interior de São Paulo, na madrugada desta segunda-feira, 8, havia sido furtado há duas semanas do deputado federal Da Cunha (PP-SP), informou a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-SP).

PUBLICIDADE

O carro do parlamentar foi encontrado nesta terça-feira, 9, abandonado em Analândia, cidade que fica cerca de 70 quilômetros de distância de São Pedro.

A assessoria do deputado da Cunha disse que o veículo do parlamentar, um Hyundai Santa Fé, foi furtado no dia 27 de março na cidade de São Paulo, e que um boletim de ocorrência foi registrado na ocasião. A SSP-SP detalhou que o furto aconteceu no Jardim Colina, zona sul da capital paulista, e que o caso está sendo investigado no 26ºDP em Sacomã.

Carros-fortes foram atacados em rodovia pela mesma quadrilha que explodiu banco em São Pedro Foto: Polícia Militar

A explosão ao banco em São Pedro fez parte de uma sequência de outras ações criminosas que incluíram ataques a três carros-fortes em Cordeirópolis e Piracicaba, também realizados na segunda. Os ataques com explosivos geraram um clima de terror nas cidades da região e medo entre os moradores.

Dois carros usados no roubo da agência bancária em São Pedro, e nos ataques em Cordeirópolis, eram furtados e foram abandonados em uma área rural após os crimes.

Dois suspeitos foram presos nesta terça por policiais civis do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) de Piracicaba, e um terceiro foi morto no confronto contra os agentes.

Conforme a SSP, os casos foram registrados como latrocínio tentado, organização criminosa, receptação, adulteração de sinal identificador de veículo automotor, posse de armas de fogo de calibre restrito, resistência e morte decorrente de intervenção policial.

Publicidade

As investigações tiveram início logo após as equipes do Deic de Piracicaba identificarem os veículos envolvidos nos crimes. Os agentes contaram com apoio da Polícia Militar na busca pelos criminosos.

Um dos suspeitos foi preso em um pedágio na Rodovia dos Bandeirantes, em Hortolândia, e outro na cidade de Indaiatuba, que já era procurado pela polícia por ataques contra carros-fortes. Um terceiro possível integrante do grupo foi localizado na cidade de Sumaré, mas morreu ao entrar em confronto com a polícia.

Nas abordagens, os agentes apreenderam carros; fuzis; coletes balísticos, rádios transmissores; munições; três carros - incluindo o do deputado Da Cunha -, moto, explosivos; drone e dinheiro em espécie que ultrapassam a quantia de R$ 110. mil./COLABORARAM RENATA OKUMURA E ÍTALO LO RE

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.