Chef dá curso gratuito de empreendedorismo em SP; veja como se inscrever

Com restaurantes em São Paulo e Recife, Dona Carmem Virginia quer compartilhar informações para facilitar o dia a dia de quem tem negócios na área da gastronomia

PUBLICIDADE

Foto do author Gonçalo Junior
Atualização:

A chef Dona Carmem Virginia se divide entre São Paulo e Recife (PE) para administrar as duas unidades do Altar Comida Ancestral, restaurantes que reverenciam as raízes culturais do Nordeste e a espiritualidade dos orixás do candomblé. Nas duas cidades, a empresária decidiu compartilhar sua experiência e seus conhecimentos para orientar novas empreendedoras.

A chef vai oferecer o curso Fundamentos da Gastronomia e Empreendedorismo nos dias 10 e 11 de setembro na unidade da Vila Madalena para capacitar os participantes com conhecimentos fundamentais para o sucesso de seus negócios. Na capital pernambucana, o conteúdo será oferecido nos dias 3 e 4 de setembro.

A chef Dona Carmem Virginia oferece um curso de capacitação para empreendedoras no restaurante Altar Cozinha Ancestral, em São Paulo Foto: Rogério Gomes

PUBLICIDADE

Para participar do curso “Fundamentos da Gastronomia e Empreendedorismo”, basta enviar seu nome, telefone e email para altarcozinhaancestral@gmail.com. As vagas são limitadas.

“Empreender nesse setor exige conhecimento, dedicação e, sobretudo, amor pelo que se faz. Nosso objetivo é oferecer ferramentas práticas que façam a diferença no dia a dia dos participantes, para que possam transformar seus sonhos em realidades sustentáveis,” afirma a chef Carmem Virginia, também apresentadora do programa Uma Senhora Panela, no canal por assinatura GNT.

Publicidade

Virginia identifica as dificuldades que as mulheres negras enfrentam na hora de empreender. “Se é difícil empreender quando se é mulher, para uma mulher negra é muito mais. Partimos sempre da conta que não fecha. Já estamos no prejuízo desde quando temos a ideia e nos deparamos com estruturas que não nos contemplam, que não entendem nossas dores e, acima de tudo, não entendem que devemos ter um recorte social para que a mulher consiga não só abrir, mas manter seu negócio”.

Serão abordados temas como a montagem de cardápios, organização de ficha técnica dos pratos, gestão de custos e precificação, além de assistência jurídica para a abertura do cadastro de Microempreendedor Individual (MEI) e orientações sobre o uso das redes sociais. A chef também vai abordar sua trajetória como mulher negra tentando se firmar em um mundo de negócios majoritariamente branco.

Com uma culinária que celebra os sabores tradicionais e uma decoração que remete às tradições de religiões de matriz africana e do sincretismo religioso, o restaurante da Dona Carmem Virginia, criado em parceria com a empresária Fátima Pissarra e a cantora Luisa Sonza, oferece uma experiência gastronômica que permite conexão com a ancestralidade.

Além de ser cozinheira formada pelo Senac, Virginia também é iabassê, a responsável pela cozinha nos rituais do candomblé. Os rituais e cerimônias realizados no espaço trazem uma dimensão espiritual, promovendo a harmonia entre corpo, mente e alma. Assim, o Altar Cozinha Ancestral se destaca como um local de encontro, celebração e reconexão com as nossas raízes.

Publicidade

Apoio ao empreendedorismo negro

A capacitação oferecida pela chef Dona Carmem Virginia ilustra os esforços para apoio ao empreendedorismo negro no País. Estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), baseado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), aponta que 52% dos donos de pequenos negócios no País se autodeclaram negros, ou seja, 15,2 milhões de pessoas.

Especialistas afirmam que o desenvolvimento dos negócios na área da gastronomia pode ser acelerado a partir de medidas de inclusão financeira, com acesso a serviços bancários e orientação financeira, além de programas de crédito específicos, com condições facilitadas para pagamento.

“Outro ponto importante é o incentivo à formalização desses negócios, simplificando processos burocráticos e oferecendo suporte jurídico e contábil. A formalização permite acesso a benefícios, linhas de crédito e programas de incentivo que estão muitas vezes inacessíveis para negócios informais”, afirma Adriana Barbosa, fundadora da PretaHub e diretora executiva da entidade.

Aceleradora do empreendedorismo negro, a PretaHub oferece programas de capacitação técnica e criativa que abordam gestão financeira, marketing digital, inovação, troca de experiências, mentorias, colaboração e desenvolvimento de produtos. Além disso, ela também cria espaços físicos e eventos, como o Festival Feira Preta, um dos maiores eventos de cultura e economia criativa da América Latina.

Publicidade

PUBLICIDADE

* Este conteúdo foi produzido em parceria com a Preta Hub, aceleradora e incubadora do empreendedorismo negro.

Serviço

  • Restaurante Altar Cozinha Ancestral
  • Rua Medeiros Albuquerque, 270 - Vila Madalena (SP) (perto do Beco do Batman)
  • Segunda: Fechado para o público Terça: 12:00h | 17h Quarta à Sábado: 12h | 23h
  • Domingo e feriados: 12h | 19h
  • Reservas (11) 3034-4260 / WhatsApp: (81) 98744-0112
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.