Após chuvas ao longo da tarde desta terça-feira, 7, a cidade de São Paulo e a região metropolitana têm 150 imóveis sem luz, conforme o último balanço da concessionária Enel. Por volta das 14 horas, a quantidade de clientes no escuro chegou a 650 mil.
A capital esteve em estado de atenção para alagamentos, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura, mas o temporal perdeu força ao longo da tarde.
A companhia explica que, “durante as fortes chuvas com ventos intensos e queda granizo”, a distribuidora registrou uma ocorrência “envolvendo linhas de transmissão”, que impactou o fornecimento de energia principalmente nas zonas leste e sul da capital e em parte do ABC paulista.
Na capital, houve registro de queda de uma árvore sobre um veículo na Rua Francisco José da Cruz, no bairro São Lucas, na zona leste. A vegetação caiu sobre a traseira do carro, que estava sendo ocupado por duas pessoas, que não ficaram feridas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram realizados 85 chamados para a queda de árvore nesta terça, até às 15h, em São Paulo e na região metropolitana.
Conforme o CGE, as chuvas formadas nesta tarde são resultado do calor e da entrada da brisa marítima, que atuam na capital paulista de forma isolada e possuem rápido deslocamento pela região.
As chuvas também chegaram em São Caetano, no ABC paulista. Na cidade, os fortes ventos provocaram a queda de parte do teto do estacionamento de um mercado, no centro. O acidente provocou apenas danos materiais e danificou alguns veículos. Ninguém ficou ferido.
Segundo CGE, os próximos dias seguem com condições típicas de verão, ou seja, sol e calor com chuvas rápidas e isoladas no fim das tardes.
“Na madrugada, os termômetros devem registrar média de 19°C e a máxima ao redor dos 26°C à tarde. Os índices de umidade do ar seguem elevados, com valores entre 57% e 95%. As pancadas de chuva retornam a partir das primeiras horas da tarde com risco de formação de alagamentos”, informa o Centro.
Medidas que podem amenizar os efeitos dos alagamentos:
- Evite transitar em ruas alagadas;
- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas;
- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.