A Linha 15-Prata do Monotrilho de São Paulo foi paralisada pouco antes das 7h desta quarta-feira, 8, devido a uma colisão frontal entre trens entre as estações Sapopemba e Jardim Planalto, na zona leste da capital paulista. O acidente aconteceu antes do início da operação comercial, segundo o Metrô, durante o posicionamento dos trens. Não havia passageiros nos vagões. Por volta das 11h, a circulação na linha foi parcialmente retomada, entre as estações Vila Prudente e Vila Tolstoi.
Dois operadores estavam nos trens e não tiveram ferimentos graves, informou Antonio Marcio Barros Silva, gerente de Operações do Metrô, em entrevista à TV Globo. Um deles teve uma luxação no braço e foi encaminhado para atendimento médico, de acordo com o Metrô. O Sindicato dos Metroviários informou que eles estão abalados emocionalmente.
O Metrô informa que iniciou uma investigação para definir a causa da colisão. As imagens mostram que um dos trens estava na “contramão”, no sentido centro. O outro, que havia saído da estação Sapopemba, estava no sentido correto. “Por volta das 4h30, fora da operação comercial, durante o posicionamento dos trens ao longo da Linha 15-Prata, duas composições se chocaram levemente entre as estações Sapopemba e Jardim Planalto. O Metrô já iniciou apuração para saber o motivo desta colisão”, disse a companhia em nota.
A operação foi interrompida entre 4h40 e 6h50 entre as estações Vila União e Jardim Colonial. A partir das 6h59, a operação foi totalmente interrompida por iniciativa do Sindicato dos Metroviários, que considerou insuficiente o atendimento aos operadores feridos na colisão. As estações foram fechadas e os trens estão sendo recolhidos para o Pátio Oratório. Por volta das 11h, houve retomada parcial, segundo o Metrô, entre a Vila Prudente e a Vila Tolstoi. “O trecho entre as estações Vila Tolstoi e Jardim Colonial permanecerá sendo atendido exclusivamente por ônibus gratuitos”, afirmou.
Representantes do Sindicato dos Metroviários que tiveram com os operadores envolvidos com a colisão trabalham, inicialmente, com duas hipóteses para o acidente. Uma delas se refere a dificuldade de comunicação entre os aparelhos chamados transceptores. Segundo os operadores, o aparelho produz muito ruído, o que dificulta o entendimento das mensagens.
Outro fator que está sendo investigado é o sistema de reconhecimento dos trens diante da aproximação de outros vagões quando se encontra no modo ‘automático’. Um dos trens não reconheceu a presença do outro a ponto de impedir a colisão. Uma questão importante que será respondida na investigação é a seguinte: por que o sistema falhou?
Caos no trânsito e filas de passageiros na zona leste
O fechamento das estações provoca caos no trânsito da região. O trânsito de veículos está complicado devido a interdições na Avenida Sapopemba por risco de queda de alguma peça dos trens na via.
Diariamente, cerca de 115 mil passageiros utilizam a Linha-15 Prata. O Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (Paese) foi acionado para disponibilizar ônibus gratuitos (inicialmente 30 e, posteriormente, 40) para passageiros atingidos pela paralisação. Os usuários tinham grande dificuldade para embarcar nos ônibus, todos lotados. Por volta das 9h, a espera chegava a uma hora, de acordo com relatos. Muitos simplesmente desistiram de ir ao trabalho, diante das dificuldades.
Por causa da colisão dos trens, usuários relatam filas e falta de informação nas redes sociais. Vídeos mostravam uma longa fila de passageiros se deslocando entre as Avenidas Sapopemba e Professor Ignácio de Anhaia Mello. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) confirmou o bloqueio total da Avenida Sapopemba, no sentido centro, desde as 7h. O desvio é possível pelas Ruas Antônio de França e Silva, Cristóvão de Vasconcelos, Forte de Iguatemi e Avenida Custódio de Sá e Faria.
Linha apresenta histórico de problemas
Há um histórico de problemas no monotrilho da Linha 15-Prata. Em janeiro de 2019, dois trens bateram perto da estação Sapopemba. Como agora, o acidente ocorreu fora do horário de atendimento aos passageiros. A colisão ocorreu à noite, durante uma manobra. Um laudo do Metrô apontou falha humana.
Em 27 fevereiro de 2020, um jogo de pneus da composição M20 estourou, o que levou o Metrô a paralisar a linha. O motivo do estouro foi o contato do pneu com uma peça interna na roda, chamada run-flat, que caiu na Avenida Professor Luís Inácio de Anhaia Melo. O run-flat é um disco metálico que serve para manter o trem em condições de trafegar em caso de esvaziamento. O Metrô suspendeu a operação do ramal por segurança e após meses de testes e análises, a empresa modificou o diâmetro do run-flat para evitar o contato.
Em 22 de setembro de 2022, um pedaço de concreto da viga do monotrilho entre as estações Oratório e São Lucas se destacou e caiu na ciclovia da Avenida Professor Luís Inácio de Anhaia Mello. O Metrô de São Paulo alegou que se tratava de um serviço de manutenção.
Já no dia 11 de janeiro de 2023, um pedaço de concreto em uma das vigas se destacou, entre as estações Vila Prudente e Oratório, causando a interrupção do trecho entre as estações Vila Prudente e Vila União. Desde o início das operações, às 4h40, o meio de transporte funcionou com restrições, sendo liberado integralmente às 16h15.
Após a colisão desta quarta-feira, a SPTrans informou que 25 linhas de ônibus tiveram de ser desviadas.
Veja a lista das linhas de ônibus afetadas:
3141/10 São Mateus - Term. Pq. D. Pedro II
3390/10 São Mateus - Term. Pq. D. Pedro II
364A/10 Hosp. Ipiranga - Shop. Aricanduva
4029/10 São Mateus - Term. Vl Prudente
4033/10 Jd. Guairacá - Nova Conquista
425E/10 Term. Sapopemba - Jd. Ester
5026/10 Conj. Teotônio Vilela - Jd. São Roberto
5110/10 Term. São Mateus - Term. Mercado
5110/21 São Mateus - Term. Mercado
5110/24 São Mateus - Term. Vl. Prudente
5110/41 São Mateus - Metrô Tamanduateí
513C/10 Vl. Califórnia - São Mateus
513C/31 Vl. Califórnia - E.T. Itaquera
5141/10 Term. Sapopemba - Pça. do Correio
5142/10 Term. Sapopemba - Term. Pq. D. Pedro II
5143/10 Term. Sapopemba - Term. Pq. D. Pedro II
5144/10 Term. Sapopemba - Term. Princ. Isabel
519M/10 São Mateus - Museu do Ipiranga
524M/10 Mascarenhas de Morais - Shop. Aricanduva
573H/10 Hosp. Sapopemba - Metrô Bresser
573T/10 Term. Sapopemba - Metrô Carrão
573T/31 Term. Sapopemba - Metrô Carrão
574C/10 São Mateus - Div. de São Caetano
574R/10 Term. Sapopemba - Metrô Belém
574W/10 Jd. Walkiria - Metrô Belém
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