Como será a PPP das linhas da CPTM? Leilão será nesta sexta

ViaMobilidade e Comporte estão entre concorrentes; concessão envolve expansão de linhas e novas estações, mas críticos apontam preocupação com qualidade do serviço

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Foto do author Priscila Mengue

A concessão pública de três linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) terá o resultado divulgado na tarde desta sexta-feira, 28. A Parceria Público-Privado (PPP) bilionária inclui reformas e a construção de novas estações no Bom Retiro, na região central da capital paulista, e em municípios da Grande São Paulo, como Mogi das Cruzes e Guarulhos.

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Chamada de Lote Alto Tietê, a PPP é aberta a concorrentes individuais e em consórcio, nacionais e estrangeiros. Dentre as propostas confirmadas, estão uma do Grupo Comporte, parte do consórcio responsável pelo futuro Trem Intercidades (até Campinas) e outra do Grupo CCR, o mesmo da ViaMobilidade (que responde hoje pelas linhas 5-Lilás, 8-Diamante, 9-Esmeralda e futura 17-Ouro).

O leilão abrange as Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade. Também inclui o serviço Expresso Aeroporto, até o terminal internacional de Guarulhos, na região metropolitana. A estimativa do Estado é que a expansão possa dobrar o número de passageiros até 2040, chegando a cerca 1,3 milhão ao dia.

O leilão motivou uma ameaça de paralisação dos ferroviários das três linhas na quarta-feira, mas a categoria desistiu do movimento após audiência na Justiça do Trabalho.

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Leilão do Trem Intercidades, realizado na B3, em fevereiro do ano passado Foto: Taba Benedicto/Estadão - 29/02/2024

A seleção será a da proposta com o menor valor a ser pago pelo poder público. A contraprestação é estimada em até R$ 1,49 bilhão por ano. A concessão terá duração de 25 anos.

O valor estimado do contrato é de R$ 14,3 bilhões, relativo especialmente a intervenções obrigatórias. A sessão pública de abertura das propostas está marcada para as 16 horas desta sexta, na B3.

As linhas da PPP também atendem à população de outros municípios da Grande São Paulo, como Suzano, Itaquaquecetuba, Poá e Ferraz de Vasconcelos. Além disso, a concessão prevê novas conexões com outras linhas e estações.

Entre as ressalvas à concessão, estão receio de perda de qualidade dos serviços, com menções a problemas registrados nas linhas concedidas à ViaMobilidade - que chegou a assinar acordo com o Ministério Público de São Paulo em 2023. Dentre casos de repercussão recentes, estão falhas na operação e um princípio de incêndio (sem feridos, que foi “prontamente apagado”, segundo a concessionária).

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“É a luta pelo transporte público de qualidade”, disse o Sindicato dos Ferroviários de São Paulo em apoio à mobilização.

Em nota, a ViaMobilidade diz ter feito investimentos em melhorias e que a qualidade do serviço foi reconhecida em pesquisa de satisfação. “Vem investindo continuamente na modernização e na melhoria de sua infraestrutura metroferroviária e na capacitação dos seus colaboradores”, com R$ 4,1 bilhões em investimentos.

O que muda nas linhas da CPTM e no Expresso Aeroporto? Quais serão as novas estações?

A PPP envolve a reforma, a reconstrução e criação de estações de trem metropolitano, com expansão das áreas atendidas em 22,6 km e a redução do intervalo de espera entre viagens. Também estão previstas intervenções de acessibilidade e segurança contra incêndios, além da construção de área de lavagem de trens, de novos pátios de estacionamento e de quatro pontes ferroviárias, dentre outras mudanças.

Linha 13-Jade está em pacote de PPP de trem metropolitano Foto: Tiago Queiroz/Estadão - 31/03/2018

Ao todo, estão previstas oito novas estações com implantação pela concessionária. Uma delas ficaria no centro, no Bom Retiro (Linha 11), com acesso pelas Ruas Cônego Vicente Miguel Marino e Elias Chaves.

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Já as demais são na zona leste, em Mogi das Cruzes e em Guarulhos. São elas: Lajeado (Linha 11), Cezar de Souza (Linha 11), Cangaíba (Linhas 12 e 13), Jardim dos Eucaliptos (Linha 13), São João (Linha 13), Presidente Dutra (Linha 13) e Bonsucesso (Linha 13).

Há, ainda, a previsão de duas novas estações a serem implantadas pelo poder público, previstas no contrato da expansão da Linha 2-Verde. São elas: Penha e Gabriela Mistral. No caso do Expresso Aeroporto, o intervalo entre viagens deverá ser reduzido de uma hora para 30 minutos.

Além disso, o edital da PPP determina a reforma parcial de 24 estações, como Palmeiras-Barra Funda, Luz, Brás, Tatuapé, Corinthians-Itaquera e outras. Já as obras de reconstrução (com a demolição da atual estrutura) envolvem quatro estações: Mogi das Cruzes, Estudantes, Jundiapeba e Itaquaquecetuba.

As obras não poderão interromper a operação das linhas, de acordo com o edital. A Linha 11-Coral tem hoje 50,6 km de extensão, com ampliação prevista de 4 km. Já a Linha 12-Safira tem 38,8 km de extensão, com aumento estimado de 2,7 km. Por fim, a Linha 13-Jade tem 8,8 km de extensão, com acréscimo previsto de 15,6 km, de acordo com o Estado.

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Concessão impactar preço da passagem? Novas linhas serão concedidas pelo Estado?

O edital prevê que o valor da tarifa continuará a ser definido pelo governo. O programa de expansão iniciado pela gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) em 2023 envolve, ainda, o Trem Intercidades, metrô e monotrilho (Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata e futuras Linhas 16-Violeta, 19-Celeste e 20-Rosa) e o Lote ABC-Guarulhos de trens (Linhas 10-Turquesa e 14-Ônix).

Hoje, oito linhas de transporte sobre trilhos são de responsabilidade do Metrô e da CPTM. Já sete são de responsabilidade privada: 4-Amarela (ViaQuatro), 5-Lilás, 8-Diamante, 17-Ouro e 9-Esmeralda (todas da ViaMobilidade), Linha 7-Rubi (C2 Mobilidade) e 6-Laranja (Linha Uni).

A concessionária poderá cobrar estacionamento e ter outras fontes de receita?

O edital permite que a concessionária adote estratégias de “receitas acessórias”, com serviços não obrigatórios. Dentre elas, estão a cobrança por estacionamento na área de concessão e de “direito de passagem” para a circulação de trens turísticos e de carga.

As receitas acessórias abrangem, ainda, a publicidade nos vagões e nas estações em “todos os formatos possíveis” (o que inclui reprodução em áudio e por meio de internet wi-fi, por exemplo). Há também as possibilidades de locação e cessão de espaços comerciais e cobrança por serviços de guarda-volumes, dentre outras.

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