Os aeroportos de Congonhas e de Guarulhos operam normalmente e sem restrições na manhã deste sábado, 21. Devido ao temporal com fortes chuvas e ventos, na tarde da sexta-feira, alguns voos tiveram que ser mudados ou cancelados.
A reportagem do Estadão esteve em Congonhas no fim da manhã e encontrou o aeroporto cheio, mas sem voos atrasados nos painéis ou confusões entre passageiros e funcionários de companhias aéreas.
O contador Paulo Costa contou que chegou mais cedo ao aeroporto com medo de possíveis problemas no seu voo para Florianópolis, mas não teve intercorrências. “O aeroporto está cheio, mas o normal pra um sábado antes do Natal. Meu voo está previsto para sair na hora marcada”, disse ele, prestes a entrar na sala de embarque.
“Eu sempre pego voo aqui e ultimamente está difícil, sempre tem algum atraso, mas hoje até que está tranquilo. Meu voo não está atrasado, até agora”, contou Luisa Maria Ribeiro, gerente de vendas, que voaria para o Rio de Janeiro.
Leia também
De acordo com a Aena, concessionária que administra Congonhas, na manhã deste sábado quatro voos com origem no Aeroporto de Santos Dumont foram cancelados; três eram da Latam e um da Gol.
Duas partidas de Congonhas, uma da Latam e outra da Gol, também foram canceladas. Não foram informadas as razões para os cancelamentos.
No aeroporto de Guarulhos, dois voos aparecem como cancelados e três atrasados no painel de informações de chegadas e partidas da manhã deste sábado. A GRU Airport, concessionária que administra o terminal, afirmou que a operação é normal.
Segundo a empresa, na sexta-feira 13 voos foram transferidos para outros aeroportos e, ao final do dia, retornaram para Guarulhos. Devido às fortes chuvas, 15 pousos e 13 decolagens foram cancelados.
A GRU Airport havia informado na sexta que “ocorreu uma oscilação de energia devido às chuvas e ventos fortes na região do aeroporto”. A empresa afirmou que a energia foi restabelecida.
A Latam informou que a situação dos voos está normal neste sábado, tanto em Congonhas, como em Guarulhos. Na sexta, alguns voos da companhia com destino aos dois aeroportos sofreram atrasos, cancelamentos ou foram desviados para outros terminais devido às fortes chuvas.
A Azul comunicou que suas operações em Guarulhos e Congonhas seguem normais neste sábado, “sem impactos relevantes e sem cancelamentos”.
Na tarde de sexta, por conta das condições climáticas adversas, três voos que iriam pousar em Congonhas tiveram que ser alternados para outros terminais, enquanto outros cinco com chegada ou destino ao aeroporto da capital paulista precisaram ser cancelados.
A Gol informou neste sábado que opera normalmente em Guarulhos e Congonhas.
O painel de informações de voos do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, indicava 9 cancelamentos na manhã deste sábado: 4 decolagens e 5 pousos. A reportagem procurou a assessoria do terminal, mas não teve retorno.
Conforme o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura, na manhã deste sábado já não havia áreas de instabilidade sobre a capital.
A previsão é que o tempo fique instável e chuvoso durante o dia, segundo o CGE. À tarde, as instabilidades devem ficar de moderadas a fortes. O serviço de meteorologia MeteoBlue também prevê chuvas à tarde. Porém, o risco de temporais para os próximos dias diminuiu, informou o CGE.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.