Três pessoas morreram e uma ficou ferida após serem soterradas durante um deslizamento de terra no bairro do Barreiro, em Taubaté, interior de São Paulo. O incidente aconteceu na tarde desta sexta-feira, 27, com o desmoronamento atingindo a casa onde estavam as vítimas. A ocorrência, atendida pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros, foi encerrada durante as primeiras horas deste sábado, 28. O homem resgatado com vida foi levado ao Hospital Regional de Taubaté, mas ainda não há informações detalhadas sobre seu estado de saúde.
O incidente aconteceu por volta das 16h40 da sexta. Sete viaturas do Corpo de Bombeiros de São Paulo foram enviadas ao local para atender a ocorrência.
O homem socorrido não teve a identidade informada. De acordo com a Defesa Civil, ele afirmou que no momento do deslizamento estava com mais três pessoas na residência — dois homens e uma mulher.
O deslizamento de terra foi provocado pelas fortes e constantes chuvas que caem no Estado de São Paulo desde quinta-feira, 26.
A cidade, que fica na região do Vale do Paraíba, encontra-se sob a influência de um extenso corredor de umidade, conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Segundo a Defesa Civil de Taubaté, o município registrou um volume de chuvas de 64 mm nas últimas 12 horas.
Por conta do acúmulo de água, o solo encharcado acaba ficando mais vulnerável e suscetível à movimentação de terra, que pode ter contribuído para o deslizamento no Barreiro.
Ocorrências se espalham pelo Estado de SP
O Gabinete de Crise montado pelo governo do Estado contabiliza 19 municípios afetados por conta dos temporais. Até a noite desta sexta-feira, não foi confirmada nenhuma morte ou desaparecidos em decorrência das chuvas.
Entre as vítimas, foram registradas as quatro pessoas soterradas em Taubaté, e uma pessoa ferida, em Jundiaí. Ao todo, há 14 desalojados e cerca de 31,8 mil imóveis sem energia elétrica.
Uma morte foi registrada em Caieiras, na região metropolitana de São Paulo, mas a Defesa Civil diz que apura se a causa do óbito está relacionada às chuvas.
Cidades como Campo Limpo Paulista, Francisco Morato, Vinhedo, Morungaba e Santa Izabel também registraram deslizamentos entre última quinta e esta sexta-feira - em Francisco Morato, cinco casas foram atingidas, sem registro de vítimas.
Em Bertioga, no litoral paulista, um deslizamento provocou temporariamente e interdição da Rodovia Mogi-Bertioga (SP-098), na quinta. A via foi liberada no final do dia. Na Grande São Paulo, tanto na capital como em Guarulhos, também foram identificados de pontos de alagamentos e quedas de árvores.
Na região de Campinas, no interior de São Paulo, o rio Atibaia transbordou e provocou o alagamento de parte da Rodovia Dom Pedro, na altura do km 122, em Valinhos. A via precisou se bloqueada nos dois sentidos, e os motoristas tiveram que desviar o caminho.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.