O cemitério Santo Amaro, mais antigo da capital paulista, e o Araçá, maior unidade urbana da América Latina, passam a contar com sistema inédito de geolocalização a partir do dia de Finados, a ser celebrado neste sábado, 2.
Conforme a Cortel SP, concessionária responsável pelos espaços, a plataforma hospedada no site permite, por meio da pesquisa de nomes, acesso a informações dos jazigos, foto dos túmulos, além da localização das sepulturas em tempo real.
Ainda de acordo com a concessionária, a geolocalização, inédita no serviço funerário de São Paulo, é resultado dos processos de digitalização e processamento de dados de 350 mil documentos das duas unidades, entre livros cemiteriais, certidões de óbito e cartas de concessão, iniciados pela concessionária há um ano.
Em paralelo, a Cortel SP realizou conferência in loco e fotografou túmulos, quadras e terrenos para comparar com o levantamento digitalizado. Essas informações serviram como base para a criação do sistema. O investimento do grupo em todas essas etapas foi de, aproximadamente, R$ 4 milhões.
“Isso permite que o munícipe pesquise dados dos cessionários ou do último falecido. Com essas informações, a tecnologia localiza o jazigo, rua, quadra e guia os munícipes até o local”, explica Ricardo Pólito, diretor de cemitérios da Cortel SP.
No total, considerando as outras três unidades administradas pelo grupo na capital - São Paulo, Dom Bosco e Vila Nova Cachoeirinha -, foram digitalizados 1,3 milhão de documentos. A expectativa é que os outros cemitérios também contem com a geolocalização até o próximo dia das Mães.
A Cortel SP afirma ainda que vai oferecer uma programação especial de respeito ao luto e acolhimento neste sábado, das 7h às 18h. Destaque em 2023 no Araçá, a chuva de pétalas de rosas lançada por helicóptero ocorrerá novamente, mas, neste ano, em dose dupla: às 15h no cemitério Dom Bosco e às 16h no Vila Nova Cachoeirinha.
A concessionária também vai disponibilizar colaboradores para ajudar os munícipes no processo de recadastramento dos jazigos e apresentar as novas instalações das unidades, como reformas nas salas de administração, salas de velórios e banheiros, por exemplo. Também estão programadas celebrações religiosas no dia. Para mais detalhes, clique aqui.
Já a concessionária Velar SP disse que irá reforçar o atendimento nos cinco cemitérios administrados por ela - São Luiz (zona Sul), Freguesia do Ó (zona Norte), São Pedro (Vila Alpina), Itaquera e Penha (zona Leste) –; e no Crematório da Vila Alpina.
Os cemitérios contarão com 70 profissionais a mais no dia de Finados, além das equipes completas que já atuam no dia a dia no atendimento. Os locais vão contar ainda com banheiros químicos, além daqueles disponíveis em suas instalações fixas. O serviço de Wi-Fi também será ampliado para atender o aumento de demanda no feriado.
Durante o dia de Finados, tendas estarão disponíveis exclusivamente para a realização do recadastramento em todos os cemitérios. Também estão reservadas áreas para a celebração de cultos religiosos durante o dia.
Além disso, tendas estarão disponíveis exclusivamente para a realização do recadastramento em todos os cemitérios. O funcionamento será das das 7h às 17h. Para mais informações, acesse o site.
Para o dia de Finados, a Consolare também organiza uma programação especial nos cemitérios municipais sob sua gestão: Consolação, Quarta Parada, Santana, Tremembé, Vila Formosa I e II, e Vila Mariana.
Além de uma série de ações voltadas ao conforto dos visitantes, com a realização também de missas, a concessionária aproveitará o fluxo de famílias para realizar a atualização de cadastros. Para mais detalhes, clique aqui.
Por sua vez, o Grupo Maya também apresenta um cronograma com as missas a serem realizadas nos cemitérios Campo Grande, Lageado, Lapa, Parelheiros e Saudade. Para mais informações, acesse o site.
Esquema especial nos cemitérios
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai disponibilizar agentes para auxiliar no trânsito no entorno dos cemitérios públicos. A Secretaria Municipal de Segurança Urbana, por meio da Guarda Civil Metropolitana (GCM), e a Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) vão atuar em conjunto para reforçar a segurança nos locais.
O Corpo de Bombeiros está preparado para um possível aumento no número de chamados, adotando medidas preventivas para o atendimento de emergência com ambulâncias.
Da mesma forma, a Secretaria Municipal da Saúde estará de prontidão, avaliando a possibilidade de disponibilizar ambulâncias no entorno dos cemitérios.
Cemitérios sob gestão privada
Na capital paulista, toda a prestação dos serviços cemiteriais e funerários é feita por meio de quatro concessionárias autorizadas: Consolare, Cortel, Maya e Velar SP, de acordo com a SP Regula. Não há funerárias particulares. Clique em cada uma das concessionárias para mais informações.
O munícipe pode ainda encontrar mais detalhes de como contratar o serviço funerário por meio da Prefeitura de São Paulo. Também pode entrar em contato pelo telefone 156 ou pelo Portal 156.
- Bloco 1: Consolare: Quarta Parada, Santana, Tremembé, Vila Formosa I e II, Vila Mariana e Consolação;
- Bloco 2: Consórcio Cortel São Paulo: Araçá, Dom Bosco, Santo Amaro, São Paulo e Vila Nova Cachoeirinha;
- Bloco 3: Maya: Campo Grande, Lageado, Lapa, Parelheiros e Saudade;
- Bloco 4: Velar SP: Freguesia do Ó, Itaquera, Penha, São Luiz, São Pedro e Vila Alpina (crematório).
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.