Comemorado em 7 de setembro, o dia da Independência do Brasil é feriado nacional. Além de desfiles e trios elétricos previstos para a comemoração dos 200 anos de Independência, como eventos na Avenida Paulista, no Ipiranga e no Parque do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, serviços também terão funcionamento alterado.
Veja o que abre e fecha neste 7 de setembro em São Paulo:
Multivacinação
As campanhas de vacinação contra a covid-19, poliomielite e multivacinação serão realizadas nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas, das 7h às 19h. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, algumas unidades na capital paulista terão funcionamento alterado em função do feriado da Independência do Brasil.
A imunização contra a covid-19 está disponível para crianças a partir de 3 anos de idade, adolescentes e adultos. Para a terceira e quarta dose, estão elegíveis pessoas com mais de 18 anos que tomaram a última dose há pelo menos quatro meses, além de adolescentes de 12 a 17 anos com imunossupressão, incluindo gestantes e puérperas. Está disponível, ainda, a quinta dose para pessoas com alto grau de imunossupressão com mais de 40 anos.
A atual campanha de vacinação contra a poliomielite é destinada para crianças de um ano a menores de cinco anos. A campanha de multivacinação também contempla o público até 15 anos.
Os ambulatórios de especialidades, hospitais dia e hospitais veterinários públicos não vão abrir nesta quarta-feira.
Funcionam normalmente sem interrupções:
- Hospitais Municipais
- Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) 24h
- Prontos-socorros Municipais
- Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)
- Centro de Atenção Psicossocial (Caps) AD IV Redenção
- Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu 192)
Já os ambulatórios de Especialidades, hospitais Dia, UBSs, Centros de Convivência e Cooperativa, Centros Especializados em Reabilitação e hospitais públicos veterinários e Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos permanecem fechados nesta quarta-feira de feriado.
Saiba mais
Rodízio
O rodízio municipal de veículos estará suspenso nesta quarta-feira, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). As faixas exclusivas de ônibus também estarão liberadas.
Também não vigoram as demais restrições existentes na cidade:
- Rodízio de veículos pesados (caminhões)
- Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC)
- Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF)
Na quinta-feira, 8, a restrição volta a funcionar normalmente para carros com placas finais 7 e 8.
Transporte público
A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) e as concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade vão monitorar suas operações para fazer ajustes na circulação de trens e ônibus, conforme necessidade de atendimento.
As Linhas 1-Azul e 2-Verde do Metrô funcionarão com operação normal, ou seja, com frota equivalente à de um dia útil. As Linhas 3-Vermelha e 15-Prata, no entanto, seguirão programação semelhante à de sábados. Trens reservas entrarão em operação sempre quando necessário.
O Metrô preparou ainda um esquema especial para a manifestação que acontecerá na Avenida Paulista.
“Caso haja necessidade, haverá aumento na oferta de trens nas Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata. Também terá reforço no efetivo da segurança, dos agentes de estação e nas bilheterias para atender ao público presente nas estações Consolação, Trianon-Masp, Brigadeiro, Paraíso, Ana Rosa, Santos-Imigrantes, Alto do Ipiranga e Palmeiras-Barra Funda”, disse em nota.
Nas linhas da CPTM e na Linha 4-Amarela, os intervalos no feriado seguirão a programação horária equivalente à de um sábado.
Já as linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte seguirão a programação de domingo.
A operação da Linha 5-Lilás seguirá a programação de domingo. Já as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda seguirão a programação horária equivalente à de um sábado.
A São Paulo Transporte (SPTrans) afirma que neste feriado o atendimento será normal, das 6h às 22h, nos postos de venda em terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes. Já o posto central e as lojas Jabaquara e Santana não abrem, voltando ao funcionamento normal na quinta-feira.
O Posto de Apoio à Mulher, localizado no mezanino do Terminal Sacomã, não realizará atendimento nesta quarta-feira. O posto reabre na quinta-feira, das 8 às 17 horas. A circulação dos ônibus neste feriado será equivalente à de um sábado.
Avenida Paulista terá trios elétricos e reforço policial
Ao menos 13 grupos com discursos radicais e ligação com candidatos de direita reservaram espaços para tomar a Avenida Paulista, que receberá reforço policial. Em outra frente, grupos bolsonaristas planejam fazer uma motociata entre o Parque do Ibirapuera, na zona sul, e a avenida Paulista, mas a Polícia Militar já se opôs à iniciativa.
No mesmo dia, também é esperada a presença de apoiadores do presidente na comemoração do bicentenário da Independência no Ipiranga, na zona sul. O policiamento ali será reforçado com 790 policiais militares pela manhã e 216 à tarde a fim de garantir a manutenção da ordem pública no desfile cívico-militar em toda a extensão da Avenida D. Pedro I e no evento (à tarde) de reinauguração do Museu Paulista, no Parque da Independência. Pela primeira vez o desfile será junto ao parque.
Bancos
Conforme a Federação Nacional dos Bancos (Febraban), as agências bancárias não vão abrir nesta quarta-feira não somente na capital paulista, mas em todo o País.
“As áreas de autoatendimento permanecem disponíveis para os clientes, assim como os canais digitais e acessos remotos dos bancos, como internet e mobile banking, que continuarão operando normalmente.
Vale lembrar que as contas de consumo e carnês com vencimento em 7 de setembro poderão ser pagos, sem acréscimo, no próximo dia útil.
Os bancos voltam a funcionar normalmente na quinta-feira.
Poupatempo
Nesta quarta-feira, os postos do Poupatempo em todo Estado de São Paulo estarão fechados por causa do feriado nacional. Os canais digitais do programa seguirão à disposição dos cidadãos mesmo durante o feriado.
Na quinta-feira, as unidades voltam a funcionar normalmente, no horário habitual, mediante agendamento, exceto nas cidades de Amparo, Cotia, Descalvado, Itaquaquecetuba, Itapira, Itatiba, Pindamonhangaba, Salto e Santos, que ficarão fechadas devido a feriados municipais. Nessas localidades, os postos retomam as atividades presenciais na sexta-feira, 9.
INSS
As agências do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) permanecem fechadas neste feriado. O atendimento será retomado na quinta-feira.
Procon
O Procon-SP informa que as audiências, setor administrativo, Ouvidoria e os postos de atendimento presencial estarão fechados. O funcionamento será retomado na quinta-feira.
O site do Procon-SP funciona ininterruptamente para consultas e reclamações.
Correios
Em razão do feriado nacional, as agências dos Correios também só vão abrir na quinta-feira.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.