Feriado de 12 de outubro: veja o que abre e o que fecha em São Paulo

Rodízio municipal de veículos estará suspenso para carros na sexta-feira, 13, em razão da redução de circulação de veículos pela capital paulista

PUBLICIDADE

Foto do author Renata Okumura
Atualização:

Em razão do feriado nacional de Nossa Senhora de Aparecida nesta quinta-feira, 12, alguns serviços terão o horário de funcionamento alterado na cidade de São Paulo. O rodízio municipal de veículos estará suspenso para carros na sexta-feira, 13, em razão da redução de circulação de veículos pela capital paulista. A vacinação contra a covid-19, influenza e a multivacinação estarão disponíveis para a população.

Bancos fecham no feriado?

PUBLICIDADE

As agências bancárias não estarão abertas para atendimento presencial ao público no feriado de Nossa Senhora de Aparecida, comemorado nesta quinta-feira.

Como alternativa, os clientes podem usar os canais digitais e remotos dos bancos, como sites e aplicativo, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente nas agências.

Na sexta-feira, o atendimento ao público nas agências ocorre normalmente. Tanto no sábado, 14, quanto no domingo, 15 as áreas de autoatendimento dos bancos estarão disponíveis aos clientes para a realização de transferências e pagamento de contas.

Publicidade

“Atualmente, 8 em cada 10 operações bancárias são feitas pelos meios digitais, reflexo da comodidade, rapidez e segurança proporcionada por estes canais”, afirma Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Contas de consumo e os carnês com vencimento em 12 de outubro poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte ao feriado, ou seja, na sexta-feira.

Poupatempo funciona no feriado?

As unidades do Poupatempo em todo o Estado paulista estarão fechadas nesta quinta-feira, devido ao feriado nacional de Nossa Senhora de Aparecida. Na sexta-feira, o atendimento presencial será retomado, mediante agendamento prévio. A única exceção será o posto de Porto Feliz, que devido a um feriado municipal, se manterá fechado.

Correios abrem no feriado?

Nesta quinta-feira, em razão do feriado nacional, todas as agências dos Correios estarão fechadas. Na sexta-feira, o expediente será normal. Já no sábado, abrem as unidades que regularmente já funcionam neste dia da semana.

Publicidade

Saúde

Os hospitais estaduais mantêm o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos.

Nesta quinta-feira e também na sexta-feira, o atendimento à população também ocorre nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) e AMAs/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas, inclusive para vacinação contra a covid-19, influenza e campanha de multivacinação para crianças e adolescentes.

Veja a seguir os serviços que estarão funcionando durante o feriado:

• Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) – das 7h às 19h;

• AMAs/UBSs Integradas – das 7h às 19h;

Publicidade

• Hospitais Municipais (HMs);

• Hospitais Dia (HDs) - tanto os que atuam 12h quanto os que atuam 24h;

• Prontos-socorros Municipais (PSMs);

• Unidades de Pronto Atendimento (UPAs);

Publicidade

• Centros de Atenção Psicossocial (Caps) IV;

• Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192;

• Laboratório de Emergência Toxicológica (LET);

• Complexo Regulador de Urgência e Emergência (Crue);

Publicidade

• Centro de Controle de Intoxicações (CCI).

Os quatro hospitais veterinários públicos (Norte, Sul, Leste e Oeste) permanecerão fechados nesta quinta-feira. Na sexta-feira, as unidades Norte, Sul e Leste abrirão das 7h às 17h, enquanto a Oeste permanecerá fechada.

Doação de sangue

O posto de doação da Pró-Sangue Clínicas funcionará nesta quinta-feira, excepcionalmente, das 8h às 16h. Na sexta-feira, as unidades Clínicas, Mandaqui, Osasco e Stella Maris abrirão das 8h às 16h. Já no sábado, os postos Clínicas e Osasco funcionarão das 8h às 16h. Clique aqui para mais informações acesse.

Remédios

As Farmácias de Medicamentos Especializados (FME) e as unidades da Farmácia Dose Certa não funcionarão nesta quinta-feira. Entretanto, na sexta-feira, haverá expediente normal em algumas unidades. Confira aqui qual são elas.

Publicidade

Parques urbanos

Quem pretende visitar algum parque urbano, deve se atentar aos horários de funcionamento. Clique aqui para mais informações.

Rodízio municipal de veículos estará suspenso para carros na sexta-feira, 13, em razão da redução de circulação de veículos pela capital paulista. Na foto, trânsito de veículos na Radial Leste.  Foto: Alex Silva/Estadão - 16/06/23

Rodízio

O rodízio municipal de veículos estará suspenso para carros na sexta-feira, em razão da previsão de redução na circulação de veículos no feriado prolongado de Nossa Senhora de Aparecida.

As demais restrições existentes na cidade serão mantidas ao longo da sexta-feira:

  • Rodízio de veículos pesados (caminhões);
  • Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC);
  • Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF).

Não estarão liberadas também as faixas exclusivas de ônibus.

Publicidade

Já no feriado desta quinta-feira, o rodízio de veículos e demais restrições não vigoram na cidade, seguindo a previsão da legislação, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Estradas de SP recebem 6 milhões de carros no feriado da Padroeira

Cerca de 6 milhões de veículos irão trafegar pelas estradas que atendem a Região Metropolitana de São Paulo durante o feriado prolongado da Padroeira do Brasil. A previsão é de que o feriado desta quinta-feira seja emendado com o fim de semana. Serão 2,8 milhões de carros circulando nas rodovias estaduais concedidas, outros 2,2 milhões em rodovias federais e 1 milhão nas estaduais sem concessão. A expectativa é de um grande movimento também em direção ao litoral paulista.

Ainda nas estradas, será mantida a operação romeiros para dar segurança aos peregrinos que caminham até a cidade de Aparecida. Às vésperas do feriado da padroeira do Brasil, milhares de peregrinos seguem em caminhada para o Santuário Nacional de Aparecida, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo. A expectativa é de um público pelo menos igual ao do ano passado, quando 330 mil pessoas visitaram a basílica durante as celebrações.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.