Em razão do feriado prolongado da Tiradentes nesta sexta-feira, 21, alguns serviços de São Paulo, assim como de diversos municípios brasileiros, terão o funcionamento alterado. Os serviços de saúde da cidade terão mudanças no atendimento ao público e o rodízio municipal de veículos ficará suspenso no dia.
Rodízio de veículos
O rodízio municipal de veículos não vigora nesta sexta-feira, em razão do feriado de Tiradentes. Ele volta a valer na segunda-feira, 24.
Também não vigoram as demais restrições existentes na cidade:
- Rodízio de veículos pesados (caminhões)
- Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC)
- Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF)
As faixas exclusivas de ônibus também estarão liberadas, segundo a Prefeitura de São Paulo.
A ciclofaixa de lazer será ativada nesta sexta-feira e no domingo, 23.
Transporte público
A São Paulo Transporte (SPTrans) afirma que na sexta-feira, o atendimento nos postos de venda em terminais de ônibus e Expresso Tiradentes será das 6h às 22h, exceto no Terminal Santo Amaro, que está temporariamente com funcionamento das 6h às 20h. Já as lojas Jabaquara, Santana e o Posto Central da SPTrans estarão fechados.
A frota do sistema de transporte público municipal no feriado de Tiradentes será correspondente aos sábados, com cerca de 6,6 mil ônibus em circulação.
Saúde
As Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) e AMAs/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas, funcionam normalmente, inclusive para a vacinação contra a covid-19, influenza e multivacinação. No sábado, 22, a imunização ocorrerá nas AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h.
Veja a seguir os equipamentos que estarão abertos durante o feriado:
- Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) - das 7h às 19h
- AMAs/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas - das 7h às 19h
- Hospitais Municipais (HMs)
- Hospitais Dia - tanto os que atuam 12h quanto os que atuam 24h
- Prontos-socorros Municipais (PSMs)
- Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)
- Centros de Atenção Psicossocial (Caps) IV
- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192
- Laboratório de Emergência Toxicológica (LET)
- Complexo Regulador de Urgência e Emergência (Crue)
- Centro de Controle de Intoxicações (CCI).
“Funcionarão para demandas internas os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) III. Estarão em regime de plantão a Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ), a Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) e a Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap)”, afirma a prefeitura.
Os quatro hospitais veterinários públicos (norte, sul, leste e oeste) permanecerão fechados durante o feriado.
Doação de sangue
Neste feriado, algumas unidades vão manter atendimento diferenciado. Clique aqui para mais informações.
Bancos
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) afirma que não haverá atendimento nas agências bancárias nesta sexta-feira.
“As áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, bem como os canais digitais e remotos dos bancos (internet e mobile banking). As contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e os carnês com vencimento no dia do feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no próximo dia útil”, informa a instituição.
Poupatempo
Os postos localizados em todo o Estado de São Paulo estarão fechados nesta sexta-feira, devido ao feriado de Tiradentes, mas voltam a funcionar normalmente no sábado. Vale lembrar que o atendimento presencial é feito apenas com agendamento prévio, que deve ser solicitado de maneira totalmente gratuita, sem nenhum custo, pelos canais oficiais do programa.
As opções digitais continuam acessíveis a qualquer hora e lugar no portal, aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento ou ainda pelo Assistente Virtual chamado “P”, que atende no portal e também via WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974, de acordo com o Poupatempo.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.