SÃO PAULO - O porta-voz do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea), Jorge Honório, afirmou na noite desta terça-feira, 7, que as empresas aéreas estão tendo problemas para acomodar os passageiros dos voos cancelados após os problemas causados pela nuvem de cinzas do vulcão chileno.
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Em São Paulo, os hotéis próximos ao Aeroporto Internacional de Guarulhos estão lotados. As empresas aéreas estão deslocando os passageiros afetados para hotéis na capital, em cidades do interior e até do litoral.
Por causa da resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), elas são obrigadas a fornecer assistência aos passageiros prejudicados, mas a oferta de quartos não é suficiente.
Apenas em Guarulhos, pelo menos 19 voos que partiriam para cidades como Buenos Aires, Montevidéu, Lima e Santiago, foram cancelados. Não foi divulgado o número exato de passageiros afetados pelo problema.
Procuradas pela reportagem, as assessorias de comunicação da TAM e da Gol não foram localizadas para comentar as ações de auxílio aos passageiros. Mais cedo, porém, ambas divulgaram notas afirmando que prestariam assistência aos clientes prejudicados em relação à alimentação, hospedagem e remarcação das passagens sem custo adicional.
Uma pequena porção da nuvem de cinza do vulcão já atingiu o extremo sul do Brasil, na região de Uruguaiana. Segundo o meteorologista Marcelo Seluchi, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), na foto de satélite apareceu uma faixa fina da nuvem misturada com a nebulosidade da região.
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