Naming rights: quais estações de metrô e trem mudaram de nome?

Modelo busca mais recursos para o sistema de transportes de SP e dar mais visibilidade às marcas, que fazem a aquisição dos direitos de nome dos terminais

PUBLICIDADE

Foto do author Caio Possati
Por Rariane Costa e Caio Possati
Atualização:
Correção:

Duas estações da linha 9-Esmeralda foram recentemente rebatizadas com o nome de empresas que adquiriram os naming rights (direitos de nome) das paradas do trajeto, operado pela Via-Mobilidade.

Desde o último dia 24, a estação Jurubatuba passou a ser chamada de Jurubatuba - Senac e a estação Morumbi se tornou a Morumbi - Claro. Isso ocorre porque tanto a instituição de ensino quanto a empresa de telecomunicação compraram o direito de estampar as respectivas marcas junto com o nome original das estações.

Estação Paulista - Pernambucanas foi uma das mudaram o nome após aquisição de naming rights por parte de uma empresa. Foto: Google Street View/Reprodução

PUBLICIDADE

Esse modelo de acoplar o nome das empresas ao das paradas de trem e metrô é feito para dar maior visibilidades às marcas. É também uma maneira de viabilizar mais recursos além da cobrança de tarifas para a rede Paulista de transporte sobre trilhos, que vem sofrendo com queda de passageiros.

Na capital, em ambos os modais, outras quatro estações também já passaram pelo processo de serem renomeadas após a aquisição dos naming rights por parte de outras companhias.

Publicidade

Veja abaixo as seis estações que tiveram os seus nomes alterados:

Estações de metrô e ViaMobilidade que mudaram de nome

  • Saúde - Ultrafarma (Linha 1-Azul)
  • Carrão - Assai Atacadista (Linha 3-Vermelha)
  • Penha - Lojas Besni (Linha 3-Vermelha)
  • Paulista - Pernambucanas (Linha 4-Amarela)
  • Jurubatuba - Senac (Linha 9-Esmeralda)
  • Morumbi - Claro (Linha 9-Esmeralda)

Correções

Diferentemente do publicado na versão original do texto, as Linhas 8 e 9 são operadas pela ViaMobilidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.