Basta dezembro chegar para as cidades se encherem de luzes, cores e decorações natalinas, criando cenários que encantam visitantes de todas as idades. Muitos destinos, também fazem questão de investir em programações especiais com espetáculos de luzes, feiras de artesanato e apresentações musicais. De forma que famílias e amigos possam explorar novos lugares ou revisitar aqueles queridos com um olhar diferente nesta época do ano.
É o caso de Campos do Jordão, uma cidade altamente turística que durante a época de festas promove o Natal dos Sonhos. Além dos diversos enfeites e luzes espalhadas pelas ruas, a Praça Pinho Bravo, no Capivari, recebe o Circuito das Árvores, organizado pela Associação Comercial e Empresarial (ACE) e pela Meta Iluminação. Ao todo são 150 árvores decoradas e iluminadas com 45 mil lâmpadas que contam com apresentações de som, das 18h30 às 22h, a cada meia hora.

No Parque Capivari, a decoração de Natal conta com a Turma da Mônica, em parceria com a Mauricio de Sousa Produções. A programação inclui espetáculos de luzes e música, neve artificial e apresentações artísticas da Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA). O musical “Aventura na Montanha” e shows ao vivo completam a experiência, que se estende até o início de janeiro.
Saiba mais sobre Campos do Jordão
Santo Antônio do Pinhal
Ao lado de Campos, Santo Antônio do Pinhal, a 147 quilômetros de São Paulo, também garante uma festança relevante.
O charme da cidade se divide entre os espaços naturais, com jardins e mirantes, e o centro, cheio de história e arte. Sem contar o romantismo do local. Decks de madeira para caminhadas perto do rio, rua decorada com guarda-chuvas coloridos, arranjos de flores espalhados pelo centro. E agora, muitos e muitos piscas piscas.
Até o dia sete de janeiro, a cidade promove a festa “Encanto de Natal”, com programação que inclui feira de artesanato, apresentações musicais, parada natalina e encenações teatrais que contam histórias de Natal.
De acordo com a prefeitura, toda decoração e programação é inspirada no “Natal Luz”, em Gramado (RS), um dos mais famosos do Brasil.
Um dos destaques é o presépio mecanizado, localizado em frente à Igreja Matriz, no centro da cidade. Projetado pelo artista Gustavo Granato Motta, ele tem cerca de 20 metros quadrados, com personagens importantes da história católica que se movem e até água que cai no moinho.

Programe sua viagem com outros destaques da cidade que vão desde cervejaria até ateliê de madeira. Leia a reportagem completa.
Holambra
A cidade das flores vira a cidade das luzes durante a época natalina. Quer dizer, mais ou menos. Para celebrar as raízes de Holambra, flores e luzes dividem espaços nas ruas decoradas da região.
A festa conta com atrações que vão até este domingo, dia 22. Haverá chuva de neve, dança holandesa, parada de Natal com bonecos temáticos, shows musicais e encontro com Papai Noel.

Além disso, é possível conferir a mostra Jardins em Festa que reúne ambientes decorados com o tema natalino para você se inspirar.
Essa fusão do folclore holandês com as tradições norte-americanas e brasileiras de Natal acaba criando um ambiente singular. Não deixe de degustar pratos e bebidas típicas da Holanda. Para aproveitar essa festa, é preciso comprar ingresso (a partir de R$ 54).
Para além da programação oficial, que pode ser conferida aqui, Holambra espalhou o clima natalino pelos principais pontos da cidade, como o Deck do Amor, a Praça dos Coqueiros e o Boulevard Holandês.
Penedo
A cidade que celebra o Natal todo ano não poderia ficar fora da nossa lista. Penedo, no Rio de Janeiro, é a única colônia finlandesa do Brasil. E foi na Lapônia, região da Finlândia, que a lenda do Papai Noel surgiu. Por isso que por ali, é Natal o ano todo.
Mas, durante a época natalina, a cidade é iluminada por um túnel com um milhão de lâmpadas. Além de abrir a casa de verão do bom velhinho, que fica na Pequena Finlândia, em mais horários durante o dia. Aproveite para degustar um pão de mel na Tonttulakki Suklaat, especializada em chocolate belga, e outras comidas finlandesas típicas.
Saiba tudo sobre a cidade aqui.

Aparecida
Para aqueles que gostam de ir além das decorações e celebrar a parte religiosa da festa, Aparecida é o lugar. Todos os anos, o Santuário Nacional recebe cerca de 12 milhões de devotos de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. O complexo tem capacidade para 75 mil fiéis e é considerado o maior templo mariano (dedicado à Virgem Maria) do mundo e o segundo maior católico, perdendo somente para a Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Quem visita pela primeira vez o espaço fica perdido com a grandiosidade. São 72 mil m² visitados diariamente por fiéis e apreciadores da fé de todo o mundo. Durante o Natal, o espaço conta com novenas especiais para celebrar a data, além de celebrações espalhadas pela cidade.
A chamada Cidade do Romeiro conta com feiras gastronômicas, parada de Natal, que parte no início do Caminho do Rosário e termina em frente ao Palco da Cidade, com a chegada do Papai Noel e outros personagens infantis e a apresentação do coral PEMSA com canções natalinas. Além de presépios e esculturas que representam o nascimento do menino Jesus que podem ser vistas em diferentes pontos da cidade.
Socorro
Sob o slogan “onde ainda se vive”, Socorro, a cerca de 140 quilômetros de São Paulo, se tornou há dois anos o primeiro município brasileiro reconhecido como “cidade lenta” ou “cidade de bem-estar”. Para isso, o destino turístico investiu em acessibilidade e preservação dos seus muitos pontos turísticos, que misturam atrações naturais, rurais, de aventura e religiosas por 11 rotas.
Durante o natal, 20 pontos da cidade ganham uma decoração especial, com luzes que ficarão acesas diariamente até 7 de janeiro de 2025. Nas ruas centrais, bandas animam a noite e na Praça da Delegacia, a Casa do Papai Noel fica aberta das 19h às 22h (até o dia 25/12). Veja a programação.
A cidade conta com várias opções de turismo e espaços que propiciam o melhor da natureza da Serra da Mantiqueira. Confira aqui.