Novas imagens captadas por câmeras de segurança nos arredores do Parque do Povo, no Itaim Bibi, na zona oeste de São Paulo, mostram a movimentação dos suspeitos de assassinar o ciclista Vitor Medrado momentos antes do crime ocorrido na quinta-feira, 13.
A vítima estava parada em uma calçada da Rua Brigadeiro Haroldo Veloso, mexendo no seu celular, quando dois criminosos em uma motocicleta se aproximaram e atiram contra o ciclista. Vitor Medrado, que não demonstrou nenhuma resistência ao assalto, foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Os bandidos fugiram com o aparelho celular da vítima e, até a tarde deste sábado, 15, não tinham sido capturados.
A Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-SP) diz que a Polícia Militar reforçou o patrulhamento na região do Itaim Bibi, e que trabalha para a instalação de um novo batalhão na área. Informou ainda que a Polícia Civil, além de fazer um policiamento especializado no local, está nas ruas para tentar encontrar os criminosos (veja mais abaixo). Conforme dados da própria SSP-SP, o número de latrocínios na capital aumentou 23,2%, em 2024 (53) ante 2023 (43). O aumento no Estado, em geral, foi 1,8%.

Imagens fornecidas pela empresa Gabriel mostram Vitor Medrado transitando de bicicleta pela calçada por volta das 6h15. Logo em seguida, às 6h16, a motocicleta com os dois suspeitos foi registrada. Às 6h17, então, câmeras de outra empresa de segurança registraram a abordagem dos suspeitos e o roubo do celular. Com as câmeras, é possível observar a dinâmica do ocorrido e identificar as características da motocicleta utilizada.
Vitor Medrado recebeu uma homenagem na manhã desta sexta-feira, 14, em frente ao Parque do Povo, próximo do local onde foi assassinado. Centenas de ciclistas estiveram presentes, e familiares e amigos depositaram flores e fizeram orações em nome do ciclista. O público que compareceu também realizou um protesto para pedir por mais segurança na região.
Leia também
A SSP-SP diz que a Polícia Militar está em fase de elaborar a instalação de um novo batalhão na área do Itaim Bibi, com Unidade de Força Tática, e afirma que as equipes da 3.ª Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco), juntamente com as 2.ª e 3.ª Delegacias Seccionais (Brooklin e Pinheiros), estão nas ruas em busca dos responsáveis de cometer os crimes no Itaim Bibi e no Brooklin.
“Já foi identificado que a motocicleta usada pelo criminoso trata-se de um veículo dublê e as unidades estão analisando as imagens para confirmar se o autor está relacionado aos dois casos”, informou a SSP-SP. A pasta diz ainda que, em 2024, os roubos e furtos no Itaim Bibi tiveram uma queda de 29,4% e 16,5%, respectivamente, na comparação com 2023, e que 5,5 mil suspeitos foram detidos e 645 armas de fogo ilegais foram apreendidas.