Número de acidentes cai 30% após novos limites nas Marginais

Dados da CET mostram ainda diminuição da lentidão no período entre a tarde e a noite; balanço completo será divulgado nesta 4ª

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Por Redação
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Marginais têm novo limite de velocidade desde o dia 20 de julho Foto: Hélvio Romero/Estadão

Atualizada às 21h15

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SÃO PAULO -Nas quatro primeiras semanas de redução de velocidade nas Marginais do Pinheiros e do Tietê, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou queda de 29% na quantidade de acidentes de trânsito com vítimas, na comparação com o mesmo período de 2014. 

Entre os dias 20 de julho e 14 de agosto, 78 pessoas se feriram em choques e colisões. No mesmo período do ano passado, a CET registrou 110 casos em que pessoas se machucaram.

“Mesmo esses acidentes que aconteceam, vamos ter de trabalhar para ver que tipo de acidente é, quem está envolvido”, explicou o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, ontem, durante a apresentação do primeiro balanço da medida. A pasta deve divulgar números referentes aos 90 dias de redução de velocidade nas pistas. 

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Em 2014, 1.399 pessoas se machucaram nos 1.180 acidentes com vítimas registrados nas duas Marginais. Ao todo, 73 perderam a vida nas vias.

Neste primeiro mês dessa política da CET, houve um caso a menos de acidente fatal: quatro ante três no comparativo com 2014. Já nos atropelamentos, a Prefeitura registrou queda de quatro casos nos primeiros 30 dias de redução da velocidade nas Marginais. Foram registrados apenas dois no período. 

Os estudos da CET apontam que diminuiu o índice de congestionamento nas Marginais. A redução foi de 10% no primeiro mês da medida. Antes da adoção da medida, segundo a CET, havia ocorrido um aumento da lentidão do tráfego em 2014 em relação a 2013. A quantidade de multas por excesso de velocidade com as novas velocidades não foi divulgada.

Nesta quarta-feira, 19, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) encaminhou à Justiça Federal o pedido da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de suspender a redução das velocidades por entender que não tem competência para julgar o caso.

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Motocicletas. O secretário Tatto disse também que há alta incidência de acidentes com vítimas envolvendo motocicletas nas duas Marginais. A pedido do prefeito Fernando Haddad (PT), a pasta de Transportes deve apresentar sugestões para diminuir esses casos, como proibir o tráfego de motocicletas nas pistas expressas da Marginal Pinheiros.

Atualmente, elas são proibidas de trafegar nas vias expressas da Marginal do Tietê porque ela tem pistas locais e centrais em toda a extensão. Na do Pinheiros isso não é possível, já que alguns trechos como em frente da raia olímpica da Universidade de São Paulo e do Jockey Club têm apenas vias expressas.

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