Após dois anos no cargo, o coronel Alvaro Camilo deve deixar nos próximos dias o comando da subprefeitura da Sé, a unidade regional de maior orçamento da cidade de São Paulo. No lugar dele, deve reassumir o coronel da reserva Marcelo Vieira Salles (PSD), que ocupou o cargo de 2021 a 2023.
Conforme interlocutores da Prefeitura, a troca se dá em razão de um compromisso firmado pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) com Salles, que não se reelegeu para o cargo de vereador nas eleições municipais de 2024. Assim como Camilo, ele é ex-comandante geral da Polícia Militar paulista.

Salles deve assumir no momento em que os indicadores de criminalidade caíram na região central, com reduções expressivas, no último ano, nos distritos da Sé e de Campos Elíseos. Por outro lado, houve alta de crimes patrimoniais em outros bairros do centro expandido, como Pinheiros e Perdizes, na zona oeste.
Com a decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu a competência das guardas civis municipais para fazerem patrulhamento e prisões em flagrante, a gestão municipal deve ter papel ainda mais significativo para coibir a criminalidade.
Recentemente, Nunes nomeou outro militar, o ex-deputado federal Coronel Telhada (PP-SP), para chefiar a subprefeitura da Lapa, na zona oeste. Conforme apurado pela reportagem, ainda não está definido se o coronel Alvaro Camilo irá assumir outro cargo na Prefeitura.
As bandeiras do então subprefeito da Sé envolviam intensificar ações de zeladoria e manter o plano de desmontar barracas usadas pela população de rua durante o dia, medida que chegou ser barrada por liminar na Justiça. “O lixo é o grande problema da região central”, disse Camilo ao Estadão, logo no começo da gestão.

Entre as áreas administradas pela subprefeitura, está a Cracolândia, nome que é dado ao fluxo de usuários de droga em cenas abertas de uso que se espalhou pelas ruas do centro nos últimos anos.
A subprefeitura da Sé é responsável pela administração pública dos oito distritos da região central da cidade: Bom Retiro, Santa Cecília, Consolação, Bela Vista, República, Liberdade, Cambuci e Sé, em um território de 26,2 km² e com população flutuante de aproximadamente 2 milhões de pessoas.
O coronel Salles é filiado ao PSD, mesmo partido de Gilberto Kassab, secretário de Governo da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Ele é graduado, mestre e doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco, bacharel em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul e diplomado em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG).