Nunes prepara troca e colocará outro coronel à frente da subprefeitura da Sé; veja quem é

Coronel Alvaro Camilo vai deixar a chefia de unidade responsável pelo centro; Coronel Marcelo Vieira Salles, que já ocupou o cargo, deve assumir

PUBLICIDADE

Foto do author Ítalo Lo Re
Atualização:

Após dois anos no cargo, o coronel Alvaro Camilo deve deixar nos próximos dias o comando da subprefeitura da Sé, a unidade regional de maior orçamento da cidade de São Paulo. No lugar dele, deve reassumir o coronel da reserva Marcelo Vieira Salles (PSD), que ocupou o cargo de 2021 a 2023.

Conforme interlocutores da Prefeitura, a troca se dá em razão de um compromisso firmado pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) com Salles, que não se reelegeu para o cargo de vereador nas eleições municipais de 2024. Assim como Camilo, ele é ex-comandante geral da Polícia Militar paulista.

A Sé é uma das principais regiões do centro paulistano Foto: Tiago Queiroz/Estadão

PUBLICIDADE

Salles deve assumir no momento em que os indicadores de criminalidade caíram na região central, com reduções expressivas, no último ano, nos distritos da Sé e de Campos Elíseos. Por outro lado, houve alta de crimes patrimoniais em outros bairros do centro expandido, como Pinheiros e Perdizes, na zona oeste.

Com a decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu a competência das guardas civis municipais para fazerem patrulhamento e prisões em flagrante, a gestão municipal deve ter papel ainda mais significativo para coibir a criminalidade.

Publicidade

Recentemente, Nunes nomeou outro militar, o ex-deputado federal Coronel Telhada (PP-SP), para chefiar a subprefeitura da Lapa, na zona oeste. Conforme apurado pela reportagem, ainda não está definido se o coronel Alvaro Camilo irá assumir outro cargo na Prefeitura.

As bandeiras do então subprefeito da Sé envolviam intensificar ações de zeladoria e manter o plano de desmontar barracas usadas pela população de rua durante o dia, medida que chegou ser barrada por liminar na Justiça. “O lixo é o grande problema da região central”, disse Camilo ao Estadão, logo no começo da gestão.

Salles é graduado, mestre e doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco Foto: Lucas Bassi / Rede Câmara

Entre as áreas administradas pela subprefeitura, está a Cracolândia, nome que é dado ao fluxo de usuários de droga em cenas abertas de uso que se espalhou pelas ruas do centro nos últimos anos.

A subprefeitura da Sé é responsável pela administração pública dos oito distritos da região central da cidade: Bom Retiro, Santa Cecília, Consolação, Bela Vista, República, Liberdade, Cambuci e Sé, em um território de 26,2 km² e com população flutuante de aproximadamente 2 milhões de pessoas.

Publicidade

O coronel Salles é filiado ao PSD, mesmo partido de Gilberto Kassab, secretário de Governo da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Ele é graduado, mestre e doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco, bacharel em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul e diplomado em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG).