Ponte da Casa Verde ficará acessível para ciclistas em outubro
Segundo secretário, o projeto funcional para travessias nas Marginais do Tietê e do Pinheiros já está pronto
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Por Caio do Valle
O secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, afirmou ontem que o programa para tornar a travessia das pontes da cidade de São Paulo acessível a ciclistas começa em outubro, na Ponte da Casa Verde.
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Segundo ele, o projeto funcional de boa parte das pontes das Marginais do Tietê e do Pinheiros já está pronto. No caso específico da Ponte da Casa Verde, a travessia se conectará às faixas do canteiro central da Avenida Brás Leme e às vias da Barra Funda, do Bom Retiro e de Campos Elísios, a partir da Rua dos Americanos. Com essa medida, a zona norte terá sua primeira ligação de ciclovia com o centro da cidade.
"Já acionamos a CET para fazer um estudo e já tem o projeto funcional de grande parte das pontes, no sentido de fazer com que o ciclista possa cruzar as pontes de forma segura e segregada. Então, esse projeto nós vamos apresentar para o prefeito e, em breve, vamos anunciar como o ciclista deve proceder para atravessar as pontes na cidade, principalmente as dos Rios Pinheiros e Tietê", afirmou o secretário.
Olhar Estadão Ensaio - Ciclovias
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Mesmo sem ciclofaixa, bicicletas são meio de transporte na periferia
Longe do centro de São Paulo, o Jd. Helena, na Zona Leste, acumula mais ciclistas em suas ruas do que em toda a cidade, mesmo sem ciclovias Foto: Werther Santana/Estadão
Mesmo sem ciclofaixa, bicicletas são meio de transporte na periferia
Morador da região, Rafael Ramos percorre quase dois quilômetros de bicicleta todos os dias no trajeto para o trabalho, no Brás Foto: Werther Santana/Estadão
Mesmo sem ciclofaixa, bicicletas são meio de transporte na periferia
A bicicleta já é uma realidade na vida dos moradores da região,que serve de exemplo para os demais moradores da cidade na visão do prefeito Haddad Foto: Werther Santana/Estadão
Mesmo sem ciclofaixa, bicicletas são meio de transporte na periferia
Os bicicletários das estações da linha 12-Safira da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) estão entre os mais disputados da cidade Foto: Werther Santana/Estadão
Mesmo sem ciclofaixa, bicicletas são meio de transporte na periferia
No bicicletário da estação Jardim Helena-Vila Mara são 256 vagas. A média de entradas de bikes em dias úteis é de 285 Foto: Werther Santana/Estadão
Mesmo sem ciclofaixa, bicicletas são meio de transporte na periferia
Na unidade da estação Itaim Paulista que tem a mesma quantidade de vagas a entrada é ainda maior: 295 Foto: Werther Santana/Estadão
ESPECIAL / EMBARGADO / CICLOFAIXA
MF 40 SAO PAULO/SP - 11/09/2014 - ESPECIAL / EMBARGADO / CICLOFAIXA - Ciclofaixa no Viaduto do Chá, região central da cidade de São Paulo. FOTO : M... Foto: Márcio Fernandes/EstadãoMais
ESPECIAL / EMBARGADO / CICLOFAIXA
MF 13 SAO PAULO/SP - 11/09/2014 - ESPECIAL / EMBARGADO / CICLOFAIXA - Ciclofaixa no Viaduto do Chá, região central da cidade de São Paulo. FOTO : M... Foto: Márcio Fernandes/EstadãoMais
MF 48 SAO PAULO/SP - 11/09/2014 - ESPECIAL / EMBARGADO / CICLOFAIXA - Ciclofaixa no Viaduto do Chá, região central da cidade de São Paulo. FOTO : M... Foto: Marcio Fernandes/EstadãoMais
BIKES,CICLOVIAS,JARDIM HELENA
WS1 S�O PAULO 10/09/2014 - CICLOVIAS E BIKES NO JARDIM HELENA / EXCLUSIVO / EMBARGADO - CIDADES - Segundo a atualização da pesquisa Origen Destino ...Mais
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WS1 S�O PAULO 10/09/2014 - CICLOVIAS E BIKES NO JARDIM HELENA / EXCLUSIVO / EMBARGADO - CIDADES - Segundo a atualização da pesquisa Origen Destino ...Mais
BIKES,CICLOVIAS,JARDIM HELENA
WS1 SÃO PAULO 10/09/2014 - CICLOVIAS E BIKES NO JARDIM HELENA / EXCLUSIVO / EMBARGADO - CIDADES - Segundo a atualização da pesquisa Origen Destino do ...Mais
A sinalização específica para bicicletas em pontes e viadutos paulistanos é uma das reivindicações mais antigas dos cicloativistas de São Paulo. Como não têm semáforos (e, em muitos casos, nem sequer faixas de travessia para pedestres), as pontes das marginais são hostis ao trânsito de tudo o que não for carro, moto, ônibus ou caminhão.
Gargalos. Para a Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade), os viadutos são um dos principais gargalos de mobilidade em São Paulo. A entidade iniciou o projeto "Adote uma ponte", como parte da Semana Nacional de Mobilidade e do Dia Mundial sem Carro, celebrada na semana passada. Com mais de 20 viadutos mapeados, a intenção é discutir projetos para ciclistas nas estruturas. A associação também pendurou faixas em viadutos de São Paulo.