Ponte Estaiada em São Paulo é iluminada em homenagem ao Dia da Europa; veja fotos

Show de luzes-cênicas foi apresentado durante festa organizada pela delegação da União Europeia no Brasil

PUBLICIDADE

Foto do author Caio Possati

A Ponte Estaiada, cartão-postal da cidade de São Paulo que passa sobre o Rio Pinheiros, foi iluminada na noite desta quinta-feira, 9, com as cores da bandeira do Brasil (verde, amarelo e azul) e da União Europeia (azul e amarelo), em homenagem ao Dia da Europa.

O show de luzes-cênicas foi apresentado durante uma festa organizada pela delegação da União Europeia no Brasil. A celebração teve como tema principal “O Poder do &”, mote da iniciativa ‘Global Gateway’, projeto da entidade que busca estreitar relações do continente europeu com nações espalhadas pelo mundo.

Ponte Estaiada é iluminada em homenagem ao Dia da Europa, celebrado em 9 de maio. Foto: Tiago Queiroz/Estadão

PUBLICIDADE

A iluminação da ponte Octávio Frias de Oliveira começou por volta das 19h. Quem passou pela via, que conecta a marginal Pinheiros com a Avenida Jornalista Roberto Marinho, pôde ver a estrutura acimentada e os cabos de aço iluminados nas cores verde, azul e amarela. As bandeiras do Brasil e da União Europeia também foram projetadas.

De acordo com os organizadores, a ponte estaiada foi escolhida por representar o fortalecimento de vínculos entre o Brasil e a União Europeia e por simbolizar, também, o poder da democracia “como uma ponte que nos conduz à igualdade, unidade, harmonia, inclusão, liberdade e solidariedade”, disse a União Europeia no Brasil, em postagem nas redes sociais.

A iluminação da ponte Octávio Frias de Oliveira começou por volta das 19h. Foto: Tiago Queiroz/Estadão

“A União Europeia quer com este espetáculo cênico-luminoso da ponte Octavio Frias de Oliveira enfocar o simbolismo de uma ponte entre nossas duas regiões para aproximar ainda mais os povos do Brasil e da Europa”, disse Marian Schuegraf, embaixadora da União Europeia no País.

Publicidade

“Além de serem estruturas físicas que atravessam espaços e ligam um ponto a outro, as pontes também simbolizam cooperação, aludindo à criação de laços e reunião de culturas”, completou.

A festa do Dia da Europa foi também uma oportunidade, segundo os organizadores, para celebrar os 40 anos das Diretas Já, manifestação feita no Brasil em abril de 1984, em favor da democracia e da reabertura política.

De acordo com os organizadores, a Ponte Estaiada foi escolhida por representar o fortalecimento de vínculos entre o Brasil e União Europeia. Foto: Tiago Queiroz/Estadão

“O gesto ilumina a noite e simboliza o poder da democracia como uma ponte que nos conduz à igualdade, unidade, harmonia, inclusão, liberdade e solidariedade”, afirma a União Europeia no Brasil.

A celebração contou com a presença de representantes de países membros da União Europeia e do secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado, Gilberto Kassab.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.