PUBLICIDADE

Queda de avião de pequeno porte deixa dois mortos na Grande SP

Aeronave, que havia saído do Campo de Marte com destino ao interior paulista, caiu em Rio Grande da Serra na manhã desta quinta-feira

PUBLICIDADE

Foto do author José Maria Tomazela
Atualização:

Um avião de pequeno porte caiu e causou a morte de duas pessoas na manhã desta quinta-feira, 25, em Rio Grande da Serra, na Grande São Paulo. De acordo com o Corpo de Bombeiros de São Paulo, o impacto da aeronave com o solo aconteceu por volta das 10 horas, em uma área de mata, no Bairro Pedreira, na divisa com o município de Ribeirão Pires. O Corpo de Bombeiros confirmou duas vítimas fatais, identificadas pela Polícia Civil de Rio Grande da Serra como sendo o piloto Benedito Aparecido da Silva, de 59 anos, e o passageiro Ricardo Falarini, de 60 anos.

Segundo os bombeiros, o avião havia decolado do Campo de Marte, na capital paulista, às 9h45, e o plano de voo apontava como destino a cidade de Presidente Venceslau, no oeste paulista. A aeronave acabou se desviando da rota, por motivos a serem apurados. Conforme os bombeiros, moradores relataram que o tempo estava ruim e a visibilidade era baixa no momento da queda, devido à chuva.

Segundo os bombeiros, o avião havia decolado do Campo de Marte, na capital paulista, às 9h45, e o plano de voo apontava como destino a cidade de Presidente Venceslau Foto: Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo/Divulgação

PUBLICIDADE

Além dos bombeiros, equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Polícia Militar foram até o local, considerado de difícil acesso. De acordo com a PM, a aeronave caiu em uma região de mata fechada entre Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, a uma distância de 10 minutos a pé do local onde as viaturas conseguem chegar.

A pessoa responsável pela abertura do chamado informou às autoridades que ouviu um “barulho forte” em uma área de vegetação natural, seguido de uma fumaça, conforme a Polícia Militar em nota. Agentes da PM e do Corpo de Bombeiros chegaram ao local do acidente guiados pela testemunha. A ação também contou com o apoio do Helicóptero Águia 12, do Comando de Aviação da PM.

“As equipes do Corpo de Bombeiros acessaram o local por terra e constataram duas vítimas fatais. O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) foi acionado e as equipes policiais seguem preservando o local”, informou a Polícia Militar no comunicado.

De acordo com o secretário de Segurança Pública de Ribeirão Pires, Sandro Torres, houve a confirmação da morte de duas pessoas. Em nota, a prefeitura disse que enviou equipes para o local do acidente. Já a prefeitura de Rio Grande da Serra lamentou o acidente e disse que também acionou o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil para dar atendimento à ocorrência.

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou em nota que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), localizado em São Paulo, órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foram acionados nesta quinta-feira para realizar a ação inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-DKA, em Ribeirão Pires.

Publicidade

Segundo a nota, a conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo da complexidade da ocorrência.

Conforme a Anac, o avião acidentado é um Piper Aircraft fabricado em 1970 com capacidade para seis pessoas. A aeronave, que não era autorizada para realizar táxi aéreo, estava com a documentação em dia.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.