Onde e como será o maior Sesc do interior de SP, com piscina semiolímpica e teatro de 370 lugares

Nova unidade deve ser inaugurada ainda este ano; rede tem plano de expansão até 2033

PUBLICIDADE

Foto do author José Maria Tomazela

Ainda este ano, cerca de 320 mil moradores da região de Franca, no interior de São Paulo, terão um local a mais para lazer e cultura. Está prestes a ser inaugurada na cidade uma unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc), que será a maior do interior, com 35,5 mil m² de área construída. Outros 17 municípios paulistas já contam com centros culturais e desportivos da entidade.

O projeto do novo Sesc privilegia os espaços de convívio entre os públicos e as experimentações, que passam pela culinária local e por atividades nos campos cultural, social e educativo. Haverá teatro com 370 lugares, com boca de cena dupla, superado apenas pelo Teatro Municipal de Franca, que tem 405 lugares.

Novo Sesc Franca terá três piscinas. Foto: Indiara Duarte/Sesc/Divulgação

PUBLICIDADE

Outra atração é o conjunto aquático, com três piscinas: uma semiolímpica coberta e duas piscinas recreativas. Mas há também quadras de areia, campo de grama, ginásio esportivo e sala de ginástica funcional. Na área de saúde, os destaques são os consultórios odontológicos. A inauguração será este ano, mas a data será definida.

O Sesc é uma instituição brasileira privada de finalidade pública, mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. A entidade tem trajetória de mais de 70 anos desenvolvendo programas para o bem estar social dos trabalhadores desses setores, e de seus familiares.

Publicidade

Ginásio poliesportivo do novo Sesc Franca. Foto: Indiara Duarte/Sesc/Divulgação

Cidades de maior porte do interior edo litoral - como Campinas, São José dos Campos, Sorocaba, Ribeirão Preto e Santos - já contam com unidades. O Sesc chegou também em cidades de médio porte - como Araraquara, Catanduva e Birigui - e agora se instala em Franca.

Cerca de 324 mil pessoas poderão aproveitar o novo Sesc

A cidade de 364 mil habitantes é sede regional de outros 18 municípios, onde 81 mil pessoas estão empregadas no comércio, segundo dados do Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (Caged). Como podem ser credenciados no Sesc também os dependentes, como avós, pais, padrastos, cônjuges e companheiros, além de filhos, enteados, irmãos e netos (até 20 anos ou 24, se estudantes), o número de beneficiados pode chegar a 324 mil, segundo a assessoria de imprensa.

O novo Sesc em Franca, no interior de São Paulo, vai ter conjunto de piscinas, teatro e biblioteca. A unidade deve atender mais de 300 mil pessoas da região. Foto: Indiara Duarte/Sesc/Divulgação

As pessoas podem passar o dia inteiro na unidade, começando por aula de ginástica multifuncional, passando pela piscina, podendo almoçar na Comedoria. À tarde, é possível fazer um curso, leitura na biblioteca e encerrar o dia assistindo a um show ou peça teatral. Também é possível cuidar da saúde bucal nos consultórios odontológicos. Muitas atividades são gratuitas e as cobradas têm valores acessíveis para credenciados.

Projeção mostra como vai ficar o Sesc em pleno funcionamento. Foto: Danilo Zamboni/Divulgação

A credencial plena é um benefício exclusivo para trabalhadores – efetivos e temporários – e aposentados que foram registrados em restaurantes, bares, farmácias, lojas, supermercados e atacadistas, empresas de telemarketing, hospitais, hotéis, universidades, escolas particulares, escolas de idiomas e diversas outras empresas do comércio de bens, serviços e turismo.

Publicidade

Quem trabalhava nestas empresas e está desempregado pode obter a credencial no prazo de até 24 meses contados a partir da baixa na carteira de trabalho. A credencial plena possibilita acesso prioritário a serviços como piscina e odontologia, inscrições para cursos e oficinas, além de descontos nos ingressos e outros benefícios. A emissão é gratuita e a validade é de até dois anos.

O Sesc tem 20 unidades na capital, cinco na região metropolitana e 18 no interior e no litoral. A unidade de Franca, junto com as abertas em 2023, do Sesc 14 Bis e Sesc Casa Verde na capital, integra um plano de expansão da rede que prevê, até 2033, mais nove novas unidades, além da reforma e ampliação de outras.

No interior, Marília e Limeira serão as próximas cidades a terem unidades do Sesc.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.