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INSS: leitora questiona descontos não reconhecidos no pagamento

Instituto afirma que a própria segurada pode ver onde foi feito o empréstimo pelo aplicativo ou site Meu INSS e pode entrar em contato com a entidade

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Foto do author Renata Okumura

Rejane Passos solicita auxílio para descobrir informações sobre empréstimos os quais não reconhece, mas estão sendo descontados do benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de sua mãe.

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Reclamação de Rejane Passos: “Minha mãe foi vítima de fraude. Fizeram empréstimos no nome dela. Queremos saber quais são os empréstimos que ela tem e de onde foram feitos, pois está sendo descontado valor acima do que fizeram. Estão constando muitos empréstimos, mas a beneficiária não fez todos. Pois em um dos papéis constam mais de 16 empréstimos, sendo que ela fez no máximo três. Tentamos contato com o INSS, mas sem sucesso.”

Resposta do INSS: “A própria segurada pode ver onde foi feito o empréstimo pelo aplicativo ou site Meu INSS e pode entrar em contato com a entidade. No link abaixo tem todas as explicações de como proceder. O INSS não pode passar dados de segurados e detalhamento de transações em nome do segurado.”

Leitora questiona descontos não reconhecidos no pagamento. Foto ilustrativa. Foto: Werther Santana/Estadão

Tem um desconto no meu pagamento, mas não autorizei. Como agir?

Aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tenham descontos feitos em nome de associação, federação, ONGs ou entidades de classe que não conheçam ou não tenham autorizado a transação podem pedir o cancelamento do desconto. Empréstimos consignados não solicitados também podem ser bloqueados. Como fazer isso?

O INSS explica:

No extrato de pagamento mensal do benefício, ao lado da rubrica de desconto de mensalidade, tem o número do telefone do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da entidade para registro de reclamação e solicitação de estorno das contribuições associativas realizadas de forma indevida. Outra alternativa é requerer o serviço “excluir mensalidade associativa” pelo aplicativo ou site Meu INSS ou pela Central 135. É possível ainda registrar uma reclamação na Ouvidoria do INSS, também na Central 135 ou pelo Meu INSS.

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As reclamações e denúncias sobre empréstimo consignado não autorizado e o pedido de exclusão de empréstimo devem ser feitas direto no Portal do Consumidor. Essa plataforma é mantida pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), que determina o cancelamento do empréstimo. Clique aqui para mais informações.

A leitora foi informada sobre a resposta do INSS. Caso necessário, pode entrar em contato novamente.

Envie suas reclamações

Mande uma mensagem para o e-mail spreclama@estadao.com. Nossa reportagem vai apurar a denúncia e apresentar a resposta no blog Seus Direitos, um espaço voltado ao cidadão e ao consumidor.

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