A cidade de Peruíbe registra vários pontos de inundação, depois de fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias. De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, ao menos 1 mil pessoas foram afetadas e 370 estão desabrigadas. O município decretou situação de emergência na quinta-feira, 9, que já foi homologada e publicada pelo Governo do Estado de São Paulo.
Desde as primeiras horas da quarta-feira, 8, o Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado realiza o monitoramento ininterrupto da situação no município, em contato direto com o Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil.
“Foi enviado alerta pelo modo Cell Broadcast para alertar toda a população sobre os riscos das chuvas no município”, disse o órgão estadual. Os deslizamentos foram registrados em estradas rurais do município, sem impacto direto a residências.
Nesta sexta-feira, 10, o dia será marcado pelo predomínio de sol entre poucas nuvens, o que manterá a sensação térmica de calor e abafado em todo o Estado de São Paulo. No período da tarde, há expectativa para pancadas de chuva isoladas, seguidas por raios e ventos, em razão da soma desse calor com a umidade proveniente do oceano e da Amazônia.
De acordo balanço do órgão estadual divulgado na manhã de sexta-feira, o acumulado de chuva das últimas 48h na cidade foi de 280 mm.
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil foi informada ainda, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, que no município de Peruíbe, durante a madrugada de quinta-feira, uma precipitação pluviométrica de alta intensidade, acompanhada por rajadas de vento, atingiu o município ocasionando erosão, pontos de alagamento e enxurrada.
De acordo com a Defesa Civil do Município, na Rua Tenente José Ignácio Monte Oliva, 561, bairro Residencial Park D´Avielle, ocorreu uma erosão na via provocada pela enxurrada, permanecendo a área isolada ao longo de quinta-feira.
Equipes seguem em campo auxiliando os munícipes e contabilizando os danos.