Uma nova modalidade de assaltos assusta moradores e turistas do Guarujá, cidade conhecida pelas belas praias, no litoral de São Paulo. Um grupo de suspeitos aborda e assalta as vítimas em pontos turísticos, foge com o produto do roubo antes da chegada da polícia e depois posta as imagens em vídeos no Instagram. Essa exposição das ações levou o grupo a ser conhecido como ‘Gangue das Lives’.
A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo informou que as imagens estão sendo analisadas para a identificação dos suspeitos. Já prefeitura do Guarujá disse que investiu em equipamentos e ampliou o efetivo da Guarda Civil Municipal (leia mais abaixo).
Neste domingo, 15, algumas vítimas foram abordadas na Praia das Pitangueiras, a mais central da cidade. O vídeo reproduzido em redes sociais mostra vários suspeitos derrubando uma vítima no chão, em um calçadão. Outros suspeitos se aproximam e também participam da ação criminosa. Outras imagens mostram o grupo correndo em direção à praia após o assalto. O roubo teria acontecido por volta das 8h40 e os pertences das vítimas foram levados.
Ainda no domingo, um homem vestido de Papai Noel foi assaltado por dois homens que chegaram de moto. Um vídeo mostra os suspeitos abordando as vítimas – o homem vestido de Papai Noel e outra pessoa – e fugindo em seguida. O assalto aconteceu no Parque da Enseada. Como as imagens foram parar nas redes sociais, a ação foi atribuída a integrantes da ‘Gangue das Lives’.
De acordo com moradores, os suspeitos estão se aproveitando da presença de maior número de turistas na cidade, devido ao início da alta temporada, e realizando ações em grupo. Eles miram principalmente pessoas com correntinhas de ouro, relógios e celulares.
A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou que, nos dois casos, as imagens estão sendo analisadas pela autoridade policial para a identificação dos suspeitos. Ainda de acordo com a pasta, em dezembro, também haverá um reforço especial do policiamento no Guarujá em decorrência da Operação Verão.
A SSP reforça a necessidade das vítimas registrarem as ocorrências para possibilitar o monitoramento dos índices criminais. Este ano, em relação ao ano passado, os roubos e furtos no Guarujá caíram 39,8% e 16,8% respectivamente.
A prefeitura de Guarujá disse que, embora a segurança pública seja atribuição do governo estadual, investiu em equipamentos e ampliou o efetivo da Guarda Civil Municipal com mais 108 agentes, totalizando 377 guardas. Também estabeleceu parceria com a Polícia Militar, através da Operação Delegada, passando a contar com mais 600 policiais militares ao mês no policiamento, em suas horas de folga.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.