Imagens gravadas na manhã desta quinta-feira, 9, mostram a decolagem da aeronave Cessna Citation 525 CJ1 antes do acidente aéreo sofrido em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. O piloto morreu e os quatro passageiros foram hospitalizados. O avião saiu do Aeroporto Municipal de Mineiros, no interior de Goiás.
O vídeo foi gravado pelo piloto Raoni Monteiro Jacobson, vice-presidente do Aeroclube de Goiás. Nas redes sociais, publicou o registro e escreveu uma mensagem de despedida ao piloto da aeronave, Paulo Seghetto: “Vai com Deus, meu amigo. A última foi linda. Papai do céu conforte os familiares”.
O acidente aconteceu depois de o avião tentar pousar no aeroporto de Ubatuba. A Rede Voa, concessionária que administra o espaço, explicou que a aeronave ultrapassou a pista, atravessou o alambrado e a cabeceira 09 antes de explodir na orla da praia do Cruzeiro, perto de uma pista de skate.
“As condições meteorológicas eram degradadas, com chuva e pista molhada”, disse.
Segundo o Corpo de Bombeiros, os passageiros estão “estabilizados, conscientes e orientados”. A Polícia Civil informou que as duas crianças, filhas do casal Mireylle Fries e Bruno Almeida Souza, foram transferidas de helicóptero para Caraguatatuba. Os pais foram levados à Santa Casa de Ubatuba.
A aeronave estava em situação regular, conforme a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O modelo foi fabricado em 2008 e tinha capacidade para transportar até sete passageiros, além do piloto.
Segundo o especialista em aviação Lito Sousa, esse tipo de avião pode pousar em diferentes pistas, até mesmo não pavimentadas, sendo muito procurada por produtores rurais. A aeronave pertencia à família do produtor rural Nelvo Fries, familiar dos passageiros, segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), da Anac.
As causas do acidente estão sendo investigadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). O Ministério Público de São Paulo também vai apurar o caso.