Anvisa aprova primeira terapia gênica contra câncer no Brasil

Desenvolvido na Suíça, tratamento ajudará pacientes com câncer de sangue

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou pela primeira vez um produto utilizado em um tipo específico de terapia para modalidades de câncer originadas no sangue (hematológicos), como leucemia, linfoma e mieloma. O produto é indicado para pessoas com até 25 anos de idade com determinados tipos de Leucemia Linfoblástica Aguda, bem como para pacientes adultos com tipos específicos de Linfoma.

Na avaliação da Anvisa, essa é uma forma de terapia pioneira. A equipe técnica da agência avaliou que o produto cumpre os requisitos mínimos de segurança e eficácia.

Tratamento prevê que células são coletadas para serem alteradas com um novo gene Foto: Instituto Nacional do Câncer / Divulgação

PUBLICIDADE

O produto Kymriah, da empresa Novartis, poderá ser aplicado em terapias que empregam as chamadas células CAR-T para o tratamento destes tipos de tumor. Segundo a agência, esse tipo de tratamento atua por meio da coleta e alteração das células imunes dos pacientes.

Neste método as células do paciente são coletadas para serem alteradas com a inclusão de um novo gene. Este gene contém uma proteína que direciona as chamadas células T para atuar contra as células tumorais. Após a modificação, as células são incorporadas no produto que será aplicado no paciente. / Agência Brasil 

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.