Ômicron: São Paulo confirma terceiro caso da variante; passageiro veio da Etiópia

Homem vacinado de 29 anos desembarcou em Guarulhos no sábado passado. Confirmação da cepa foi feita pelo Instituto Adolfo Lutz

PUBLICIDADE

Foto do author Leon Ferrari
Atualização:

O Brasil registrou o terceiro caso da variante Ômicron nesta quarta-feira, 1º, conforme informou a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Trata-se de um homem de 29 anos vindo da Etiópia, que desembarcou em Guarulhos no último sábado,27. A amostra foi sequenciada pelo Instituto Adolfo Lutz.

Quando desembarcou, no sábado, o passageiro testou positivo para a covid-19 e, desde então, está em isolamento domiciliar em Guarulhos, município onde reside. Ele já havia recebido as duas doses da vacina da Pfizer. O paciente não apresenta nenhum sintoma. 

Três casos confirmados da variante Ômicron são de passageiros que desembarcaram no Aeroporto de Guarulhos. Foto: Tiago Queiroz/Estadão - 1/7/2021

PUBLICIDADE

Os dois primeiros casos da variante foram confirmados ontem, 30, no Estado de São Paulo. Os casos são de um homem de 41 anos e uma mulher de 37. Vindos da África do Sul, desembarcaram em Guarulhos no último dia 23.

A Secretaria de Estado da Saúde informou que a Vigilância Epidemiológica mantém o monitoramento do cenário epidemiológico em território estadual. Além de afirmar fazer acompanhamento de todas as variantes de preocupação, como a Delta, Alpha, Beta, Gamma e, agora, a Ômicron.

Publicidade

 A autoridade estadual de Saúde destaca que as medidas de prevenção contra a covid seguem sendo cruciais. Por isso, incentiva o uso de máscara, a higienização das mãos (com água e sabão ou álcool em gel) e a busca pela vacinação.

“É importante salientar que o comportamento de um vírus pode ser diferente em locais distintos em virtude de fatores demográficos e climáticos, por exemplo”, declarou o secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn. “Aproveitamos para reforçar a importância da vacinação, principalmente aquelas 3,9 milhões de pessoas que ainda não tomaram a sua segunda dose, pois somente desta forma estarão totalmente protegidas.”

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.