PUBLICIDADE

Com qual frequência devo lavar meu sutiã?

De acordo com Alessandra Paula Bueno da Rocha, gerente de produtos da marca de roupas Caedu, tudo depende do uso

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

No Pergunte ao Especialista desta semana, vamos falar sobre lavagem de roupas íntimas. Tem uma dúvida sobre saúde, bem-estar, exercício físico ou nutrição? Escreva para ana.lourenco@estadao.com ou para o Instagram @bemestarestadao

Eu preciso lavar o sutiã toda vez que uso? Qual é a frequência indicada? Fabiane Pontes, São Paulo

'Usou um sutiã em um dia e não lavou? Usa outro e pendura o usado', indica Alessandra Foto: Unsplash/Nati Melnychuk

PUBLICIDADE

Responde Alessandra Paula Bueno da Rocha, gerente de produtos da marca de roupas Caedu

Tudo depende do uso. Se você usou a peça em um dia que só ficou no escritório ou em outro lugar mais tranquilo, não é necessário lavar sempre. Agora se transpirou ou por algum motivo sujou a peça, aí, sim, é importante a lavagem. 

Quando não higienizado, o sutiã pode se tornar um abrigo para fungos e bactérias que, quando encostados na pele, podem gerar vermelhidão, alergias, e até mesmo deixar um cheiro desagradável.

É importante dizer que a matéria-prima também faz diferença. Em geral, sutiãs de tecidos sintéticos devem ter uma frequência de lavagem maior, com uns dois dias. Já os tipos de algodão podem ser lavados a cada três. É legal também fazer um rodízio com as peças. Usou um sutiã em um dia e não lavou? Usa outro e pendura o usado – guarde na gaveta somente um dia depois, assim você dá um tempo para o tecido respirar. Lembre-se de que a lavagem excessiva diminui a vida útil do produto.

Na hora da lavagem, é importante não usar água quente, que danifica a peça. Sutiãs de bojo, especialmente, não devem ir para a máquina de lavar. Devem ser lavados à mão, com sabão neutro. Se for usar a máquina para os outros, use o saquinho de proteção. Outra dica que eu dou é fechá-lo e ajustar a alça bem apertada. Isso mantém a estrutura do elástico e evita que ele enrole.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.