E. coli na maçaneta. Ácaros causadores de asma nos seus tapetes. Aquela estranha gosma rosa crescendo no vaso sanitário. Sua casa pode ser o seu refúgio, mas também está cheia de germes e sujeira.
“Acho que, desde a covid, o QI de limpeza das pessoas subiu alguns pontos”, diz Carolyn Forté, diretora executiva do Laboratório de Cuidados Domésticos e Limpeza do Good Housekeeping Institute. “As pessoas estão mais atentas ao que precisa ser limpo.”
Em particular, muitos de nós agora entendemos a diferença entre limpar (o que remove sujeira e impurezas da superfície) e desinfetar (o que mata germes). “Ainda assim, as pessoas estão tão ocupadas que acabam limpando rapidamente e, muitas vezes, não se aprofundam em áreas que são negligenciadas — embaixo dos móveis, em cantos e frestas que talvez você nem pense”, nota Carolyn.
Aqui estão algumas das partes mais sujas e menos higiênicas da sua casa, juntamente com dicas de especialistas sobre como limpá-las.
1- Maçanetas e interruptores de luz
Maçanetas, interruptores de luz e puxadores de geladeira são áreas de alto contato, o que significa que são um terreno fértil para germes, tão ruins quanto a temida esponja de cozinha. “Esquecemos de limpar essas superfícies porque elas nem sempre parecem sujas”, diz Caroline Solomon, organizadora pessoal em Nova York. “Você deve limpá-las, idealmente uma vez por mês, com um pano desinfetante ou um spray feito de partes iguais de álcool isopropílico e água.”
Limpe essas superfícies com mais frequência se alguém na sua casa estiver resfriado. “Durante o inverno, que eu chamo de ‘estação das doenças’, limpo até a porta de entrada e os corrimãos do hall do nosso condomínio”, conta Lexi Grant, gerente de operações da Well-Paid Maids, um serviço de limpeza na área de D.C.
Algo importante a saber: alguns metais (como latão e bronze) possuem propriedades antimicrobianas, sendo uma escolha menos propensa a germes se você estiver reformando seu banheiro ou trocando os puxadores dos armários da cozinha.
2- O filtro da lava-louças
Se sua lava-louças tem um cheiro ruim mesmo depois de usá-la — ou os pratos saem cobertos de sujeira ou restos de comida — é hora de limpar o filtro. Para quem não conhece, é aquela peça de malha e plástico (geralmente um cilindro) na parte inferior da lava-louças, que serve para capturar restos de comida.
“Remova o filtro uma vez por mês e esfregue-o por dentro e por fora com água morna e sabão”, orienta Caroline. “Depois, coloque uma xícara de vinagre na prateleira superior da lava-louças e execute um ciclo vazio com água quente. Isso irá dissolver sujeira, gordura e possíveis mofos, especialmente ao redor da vedação. Em seguida, limpe todo o interior.”
3- Embaixo e atrás de eletrodomésticos de cozinha
As bancadas da cozinha estão entre os lugares mais sujos da sua casa. Se você não as limpa e desinfeta diariamente ou semanalmente, por favor, comece a fazê-lo. “Mas as áreas atrás do fogão e da geladeira também precisam de atenção”, afirma Scott Roewer, fundador da Organizing Agency em D.C.
Para limpar essas zonas escondidas, desconecte e puxe os eletrodomésticos (até a lava-louças) todo mês. Varra e passe pano no chão por baixo deles, e esfregue as paredes ao redor.
Leia também
4- Lençóis e roupas de cama
Pessoas constantemente perdem células da pele, muitas das quais acabam se acumulando nos lençóis e levando ao excesso de poeira. Isso pode disparar alergias.
“Lave os lençóis em água quente pelo menos uma vez por semana”, diz Solomon. Inclua capas de colchão na rotina de lavagem a cada mês ou seis semanas.
Se você dorme com seu animal de estimação, dê banho nele com mais frequência ou limpe suas patas antes de dormir.
5- A pia da cozinha
Limpe e desinfete sua pia da cozinha com frequência para eliminar bactérias e germes.
“A maneira mais fácil é tampar a pia, enchê-la com água quente e duas colheres de sopa de água sanitária e deixar por 10 minutos”, orienta Roewer.
6- O chão do banheiro
Embora o vaso sanitário seja frequentemente limpo, o chão ao redor merece atenção. “Eu me ajoelho e esfrego com um pano de microfibra úmido, seguido de um pano seco.”
Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.