A Doença de Crohn, enfermidade que levou o jornalista Evaristo Costa a perder 22 kg, é uma doença inflamatória do trato digestivo. Ela provoca inflamação crônica que pode levar a dores abdominais, diarreia, fadiga, desnutrição e perda de peso.
“Me sinto definhando, é como eu explico ao médico. Todos os dias eu me sinto definhando”, desabafou o apresentador em entrevista ao PodCringe na última quinta-feira, 26.
A inflamação causada pela Doença do Crohn pode ocorrer em diferentes partes do trato digestivo, mas o mais comum é que ela surja no intestino delgado. Dependendo da gravidade da inflamação, ela pode alcançar camadas mais profundas do intestino.
Entre as complicações estão estenoses (estreitamento do intestino), formação de fístulas (conexões anormais entre órgãos), abscessos e surgimento de pólipos. Em casos mais raros, a doença pode causar problemas em outras partes do corpo, como articulações, pele, olhos e fígado.
A enfermidade pode ser debilitante e, em alguns casos, levar a complicações graves que podem resultar na morte do paciente. Não existe uma cura, mas os tratamentos costumam reduzir bastante os sintomas.
Também não se sabe ainda qual é a causa exata da doença. Acredita-se que ela seja resultado de uma interação complexa entre fatores genéticos, ambientais e do sistema imunológico.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.