Os casos recentes de vendas de versões falsificadas de Ozempic preocupam pacientes e profissionais de saúde. O medicamento é usado no tratamento prescrito para diabetes tipo 2 não satisfatoriamente controlada – condição em que o nível de açúcar no sangue permanece muito alto – em conjunto com dietas e exercícios¹. Comprometida com a segurança dos pacientes, a Novo Nordisk, empresa responsável pela produção do remédio, orienta sobre como identificar o produto original e evitar riscos desnecessários.
Lançado em 2019, o Ozempic é uma solução injetável subcutânea, cujas características e fórmula permanecem inalteradas desde então. De acordo com a empresa, qualquer produto que apresente adesivos como “nova fórmula” ou diferentes formas de administração, como oral, sublingual, retal, endovenosa ou intramuscular, deve ser considerado suspeito. “A saúde dos nossos pacientes é nossa prioridade”, diz Marcela Saturnino Caselato, diretora médica da Novo Nordisk Brasil.
Características do medicamento original
Identificar o Ozempic verdadeiro é crucial para evitar riscos. A caneta apresenta um design padronizado: corpo azul-claro, botão de aplicação cinza-claro e seletor de dose branco. O rótulo tem qualidade adequada de impressão e fixação. As doses indicadas pelo seletor são somente 0 e 1 (para Ozempic de 1 mg) ou 0.25 e 0.5 (para Ozempic de 0.25/0.5 mg). Ao remover a tampa, o visor da solução é cinza e fosco e o líquido injetável é transparente. Todas as informações estão sempre em português.
Segundo a Novo Nordisk, o produto é vendido apenas em canetas pré-preenchidas injetáveis. “Embalagens alteradas, informações em idiomas estrangeiros ou divergências nas instruções também são sinais de alerta. Se encontrar uma caneta de Ozempic que pareça diferente, não use. Converse com o seu médico ou acione os canais de atendimento ao paciente da Novo Nordisk Brasil”, diz Marcela.
Além disso, o preço segue a tabela estabelecida pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), reforçando que valores muito abaixo dos cobrados no mercado podem indicar fraude. Outra recomendação é adquirir o medicamento apenas em farmácias licenciadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ou por meio do Programa de Suporte ao Paciente da Novo Nordisk, o NovoDia.
Fraudes e riscos à saúde
De acordo com a diretora médica da Novo Nordisk Brasil, os casos de falsificação, geralmente, envolvem canais não autorizados, como sites e redes sociais. “Produtos irregulares não atendem às rigorosas normas de qualidade exigidas pela Anvisa para medicamentos no Brasil”, destaca Marcela.
O consumo de medicamentos falsificados ou adquiridos fora de locais confiáveis pode representar um grave risco à saúde. “Produtos não oficiais podem conter substâncias ineficazes ou até prejudiciais”, alerta. “Reforçamos que o tratamento com Ozempic deve ser prescrito e acompanhado por um médico habilitado. Não apoiamos e nem promovemos o uso off label, ou seja, fora das indicações que estão na bula e que foram validadas pela Anvisa”, completa.
Como agir em caso de dúvidas
Caso o paciente identifique características suspeitas no medicamento ou tenha dúvidas sobre a autenticidade, a Novo Nordisk orienta a suspensão imediata do uso e a consulta com o médico responsável. A empresa também disponibiliza canais para suporte: o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), pelo número 0800 014 44 88, e o site oficial, em que informações detalhadas podem ser encontradas. “Nosso compromisso com a segurança do paciente é inegociável. Qualquer dúvida sobre autenticidade deve ser tratada com seriedade”, reforça a médica.
Esforço conjunto
De acordo com a empresa, o combate à falsificação de medicamentos é um esforço conjunto entre indústria farmacêutica, autoridades regulatórias e pacientes. “Cuidar da saúde é uma responsabilidade compartilhada. Estamos aqui para orientar os pacientes que fazem uso dos nossos medicamentos e identificar possíveis fraudes e, principalmente, garantir a sua segurança”, conclui Marcela.
Ozempic® é usado, em conjunto com dieta balanceada e exercícios físicos, para tratar pacientes adultos com diabetes tipo 2 não satisfatoriamente controlada (quando o nível de açúcar no sangue permanece muito alto). O medicamento deve ser vendido apenas sob prescrição médica. A Novo Nordisk não apoia nem promove seu uso off-label, ou seja, fora das indicações oficiais que constam em bula e validadas pela Anvisa. O tratamento deve ser sempre recomendado e acompanhado por um médico.
SAC: 0800 014 44 88 Site: www.novonordisk.com.br
BR24NNG00455 – DEZEMBRO/2024
Referências:
1. Ozempic. Novo Nordisk. Bula do Ozempic. Disponível em: https://www.novonordisk.com.br/content/dam/nncorp/br/pt/pdfs/bulas/patient/Ozempic_1-5mL_0-25mg_0-5mg_Bula_Paciente.pdf. Acesso em: 10/12/2024.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.