Prefeitura de SP deve antecipar vacinação do grupo de idosos com idades entre 85 e 89 anos

Segundo secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, a vacinação do grupo acima dos 90 anos tem chance de encerrar antes do previsto por causa da grande adesão; 16.630 idosos desta faixa etária já receberam a primeira dose da Coronavac

PUBLICIDADE

 

A Prefeitura de São Paulo deve antecipar a campanha de vacinação contra a covid-19 do grupo de idosos com idades entre 85 e 89 anos, agendada oficialmente para 15 de fevereiro. Ela também deseja ampliar o horário da imunização nos postos de saúde até às 22 horas, tão logo seja possível a vacinação em massa.

Idosos são vacinados na UBS Santo Amaro, zona sul de São Paulo Foto: Marcelo Chello/Estadão

PUBLICIDADE

O secretário municipal de Saúde de SP, Edson Aparecido, em entrevista ao Estadão, informou que pretende negociar com o governo do Estado a antecipação da vacinação para os cerca de 70 mil idosos desta faixa etária.

Segundo Aparecido, do total de 32.837 idosos do grupo acima dos 90 anos,  16.630 já receberam a primeira dose da Coronavac, vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

"Foi incrível a adesão e muito emocionante. Em um dia e meio vacinamos mais da metade desta faixa etária", disse Aparecido.

De acordo com Aparecido, a vacinação do grupo acima dos 90 anos, que começou antecipadamente nesta sexta-feira, 5, tem chance de encerrar antes do previsto por causa da grande adesão.

Segundo a Prefeitura, a vacinação foi possível porque todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital paulista foram abastecidas na quinta-feira, 4, com doses suficientes para esta faixa etária.

Para se vacinar, as pessoas do grupo acima dos 90 anos devem ir até uma das 468 UBS, com atendimento em dias de semana das 7h às 19h. Para os idosos, com restrição de mobilidade, é necessário agendamento para solicitar o serviço em residência.

Publicidade

A prefeitura recomenda que o idoso seja acompanhado por apenas uma pessoa para evitar aglomerações. Deverão ser seguidos todos os protocolos sanitários vigentes, como distanciamento físico, uso de máscara e higienização com álcool em gel.

Para informações sobre endereço e telefone das Unidades Básicas de Saúde, acesse o site www.buscasaude.prefeitura.SP.gov.br

Segundo a Prefeitura, o município já vacinou 24.171 idosos, sendo 14.371 nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e 9.800 institucionalizados em outros locais.

Na terça-feira, 9, terá início a vacinação dos profissionais de saúde autônomos com idade acima de 60 anos.

Drive-thru

Além dos postos da rede municipal de saúde, a partir de segunda-feira, 8, serão disponibilizados cinco locais em que os idosos poderão ser vacinados sem sair do carro, no sistema drive-thru, e em quatro centros-escolas do município. A vacinação nos drive-thru ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nas UBSs e nos centros-escolas, das 7h às 19h.

Na capital, os postos de drive-thru serão montados na Praça Charles Miller - Estádio do Pacaembu (zona oeste); Neo Química Arena Corinthians (zona leste); Autódromo de Interlagos - rua Jacinto Júlio, Portão EHN (zona sul); Centro de Exposições do Anhembi - rua Olavo Fontoura, portão 38 (zona norte); Igreja Boas Novas - rua Marechal Malet, 611, Parque da Vila Prudente (zona leste).

Publicidade

Os quatro centros-escolas são o da Barra Funda, na Av. Dr. Abrahão Ribeiro, 283; da Vila Mariana, na Rua Ambrosina de Macedo, 94; o Centro-Escola Geraldo de Paula Souza, na Av. Dr. Arnaldo, 925; Centro-Escola Samuel Barnsley Pessoa - Butantã, na Av. Vital Brasil, 1.490.

Pré-cadastro

Para agilizar o atendimento e evitar aglomerações no momento da vacinação, os idosos, seus familiares ou qualquer pessoa que integre o público previsto na campanha podem realizar o pré-cadastramento para a vacinação contra a covid-19 no site Vacina Já./ Com Agência Brasil

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.