A perda auditiva é uma ameaça séria à medida que envelhecemos, afetando cerca de um terço das pessoas de 65 a 74 anos, e metade daquelas com 75 anos ou mais. A deficiência aumenta o risco de isolamento, depressão, demência e até mesmo morte prematura. No entanto, muitas pessoas não vão a um fonoaudiólogo quando elas (ou suas famílias) suspeitam de alterações auditivas, geralmente por causa da acessibilidade, estigma ou equívocos sobre aparelhos auditivos.
Se você se encaixa em uma dessas categorias, considere tentar um teste auditivo online gratuito. “Muitos desses testes podem ser confiáveis sob as condições certas. Mas os resultados podem variar, e eu aconselho cautela ao usá-los. Você precisa saber o que eles podem e não podem oferecer”, diz Meaghan Reed, diretora de Audiologia Clínica no Mass Eye and Ear, em Boston.
O que é um teste auditivo online?
Um teste auditivo online fornece uma avaliação básica de quão bem você ouve. Ele pode ser realizado de duas formas. Uma simplesmente pede que você preencha um questionário. A outra envolve colocar seus fones de ouvido ou earbuds e ouvir uma variedade de sons, como palavras faladas sobre ruído de fundo.
A maioria dos testes auditivos online é gratuita. Eles costumam ser oferecidos nos sites de fabricantes de aparelhos auditivos (como uma porta de entrada para considerar seus produtos). (No Brasil, lojas especializadas em aparelhos auditivos também costumam oferecer o teste em seus sites.) Geralmente, as páginas exigem que você forneça seu e-mail ou informações de contato.
Benefícios do teste auditivo online
Um teste auditivo online tem muitos benefícios. A conveniência está no topo da lista, já que você pode conduzir o teste na privacidade da sua casa, a qualquer hora, sem precisar agendar consulta. Outros benefícios incluem a capacidade de:
- Monitorar sua audição de tempos em tempos para verificar se há alterações;
- Detectar perda auditiva leve, moderada ou grave;
- Identificar faixas que possa ter dificuldade de ouvir;
- Perceber diferenças na capacidade auditiva de um ouvido em comparação com o outro (assimetria).
Desvantagens do teste auditivo online
Ambos os tipos de testes online fornecem apenas uma avaliação limitada da sua audição. Eles não podem determinar o tipo ou a causa da sua perda auditiva e não podem diagnosticar outras condições que podem estar relacionadas ao seu problema de audição.
Um teste online que pede para você ouvir certos sons também tem outras desvantagens, como:
- Problemas com equipamentos - O teste depende dos seus próprios fones de ouvido, que podem não estar calibrados e levar a resultados imprecisos;
- Condições de teste - O ambiente de teste não é controlado. “Seus resultados podem não ser tão precisos quanto possível se você fizer o teste em seu carro, onde o ruído da estrada pode ser mais alto do que os sons que você está tentando ouvir. Até mesmo ruídos como os de ar condicionado podem causar interferência e impactar os resultados”, diz Reed.
- Habilidades limitadas - Os resultados do teste podem não detectar dificuldades auditivas que você percebe e levar a resultados inconclusivos. Ele não consegue incorporar avaliações médicas, como uma análise do canal auditivo, ou se adaptar a pessoas que têm barreiras linguísticas, dificuldade para entender instruções e tecnologia, ou ainda ansiedade diante de testes.
Aproveite ao máximo um teste auditivo online
Para melhorar a confiabilidade de um teste auditivo online, tenha em mente as seguintes dicas:
- Esteja atento aos sons do ambiente e faça o teste no cômodo mais silencioso possível;
- Verifique se seus fones de ouvido estão em boas condições de funcionamento;
- Revise as instruções do teste com antecedência;
- Faça o teste quando estiver bem descansado e puder minimizar as distrações.
O que fazer com os resultados
Depois de fazer um teste auditivo online, seu próximo passo dependerá dos resultados.
Se os resultados sugerirem perda auditiva leve a moderada e corresponderem às suas dificuldades percebidas, Reed diz que faz sentido tentar um par de aparelhos auditivos de venda livre. Você pode comprá-los online, em farmácias ou grandes redes, ou em lojas especializadas.
“No entanto, se os aparelhos auditivos não estiverem atendendo adequadamente às suas necessidades, você deve procurar uma avaliação auditiva abrangente com um fonoaudiólogo e, possivelmente, uma avaliação médica se também estiver apresentando sintomas como zumbido, sensação de ouvido cheio, tontura ou secreção”, afirma Reed.
Você também deve procurar um teste auditivo abrangente se os resultados do seu teste auditivo online forem inconclusivos, sugerirem assimetria ou não detectarem a perda auditiva que você percebe.
Leia também
Exames abrangentes
Uma avaliação auditiva vai muito além de um teste auditivo online. Ela envolve ir ao consultório de um fonoaudiólogo, sentar em uma pequena cabine à prova de som, colocar fones de ouvido especiais calibrados para equipamentos de audiologia e ouvir certos sons.
“Tentamos avaliar o nível mais suave que você consegue ouvir em uma variedade de tons”, diz Reed. “Também podemos fazer testes que avaliam a função do ouvido médio ou solicitar certos exames médicos para procurar problemas no canal auditivo.”
Cada teste acrescenta diferentes informações que levam ao diagnóstico e ao tratamento — como tratar uma condição subjacente relacionada à perda auditiva ou obter aparelhos auditivos (de venda livre ou com receita).
O objetivo é melhorar sua audição para que você possa participar de conversas, permanecer socialmente ativo e evitar os riscos de perda auditiva. “Um teste de audição online inicia esse processo para muitas pessoas”, diz Reed. “A ferramenta tem um lugar na saúde auditiva.”
Nota: este conteúdo, independentemente da data, não deve ser usado como substituto da orientação direta de seu médico ou de outro profissional qualificado.
Este texto foi originalmente publicado em Harvard Health Publishing. Ele foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.