As mulheres não param. Em um mundo onde a correria diária é fator comum entre elas, um desafio silencioso – e muitas vezes doloroso – costuma aparecer entre as inúmeras tarefas cotidianas: o cansaço e o desconforto nas pernas. Esse problema, muitas vezes associado às varizes, afeta não apenas o bem-estar físico, mas também a autoestima e a qualidade de vida de milhões de brasileiras. A boa notícia é que incluir as pernocas na rotina de autocuidado pode ser um caminho para combater o problema.
Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), as varizes atingem cerca de 45% das mulheres do País e, embora seja uma situação que não tem a idade como principal fator de risco, as acima de 40 anos estão 78% mais suscetíveis ao problema. Ainda de acordo com o levantamento, mais de 45 mil mulheres foram internadas por questões relacionadas às varizes só em 2022 – um aumento de 103,4% em comparação ao ano anterior.²
“As mulheres costumam apresentar uma rotina bastante intensa. Muitas delas ainda lidam com uma exaustiva jornada dupla, passando diversas horas seguidas de pé ou sentadas. Além disso, o uso de contraceptivos com estrogênio, gestações prévias, constipação intestinal e sobrepeso impulsionam o aparecimento do problema”, pontua o médico ginecologista Márcio de Queiroz Elias (CRM: 82.558-S.P.).
As varizes vão muito além de uma questão estética. Os sintomas incluem dor, sensação de peso, cansaço e queimação nas pernas, inchaço e até o risco de desenvolver úlceras em casos mais avançados. Esse desconforto constante pode afetar significativamente a rotina das mulheres, restringindo suas atividades e impactando o seu dia a dia. “É um ‘peso’ e uma ‘dor’ física e emocional que limitam a circulação e o movimento”, observa o especialista.
Além de buscar uma rotina mais saudável, investindo na prática de exercícios e em uma alimentação balanceada, o autocuidado surge como uma ferramenta essencial. “O uso de cremes nas pernas e pés diariamente pode aliviar aquela sensação de cansaço e outras queixas comuns”, recomenda Márcio Elias.
Contribuindo com essa jornada de autocuidado, a Neo Química, marca número 1 em unidades vendidas³ de medicamentos do Brasil, apresenta uma opção para reduzir a sensação de cansaço e peso nas pernas e nos pés: Flavonid Creme4.
Composto por extratos de arnica, castanha-da-índia, bisabolol e vitamina E, o produto cosmético – que é dermatologicamente testado – também auxilia na melhora da aparência e reduz o cansaço e o peso nas pernas e nos pés4.
Por fim, algumas atitudes preventivas são fundamentais para a saúde das pernas, como manter um peso adequado, evitar longos períodos em pé ou sentada, praticar exercícios regularmente (sob orientação médica) e usar meias elásticas, especialmente durante a gravidez. Consultas regulares a um angiologista ou cirurgião vascular completam a rotina de cuidados5,6.
Referências:
1. Estimativa SBACV: varizes. Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular- SBACV. Disponível em: <https://sbacv.org.br/imprensa/estimativas/>. Acesso: outubro, 2024.
2. A cada dia, pelo menos 145 mulheres são internadas para tratamento de varizes no Brasil. Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular - SBACV. Disponível em: <https://sbacv.org.br/a-cada-dia-pelo-menos-145-mulheres-sao-internadas-para-tratamento-de-varizes-no-brasil/>. Acesso: outubro, 2024.
3.IQVIA. PMB MAT UNID, Março 2024.
4. Cartonagem do produto Flavonid Creme.
5. Dados SBACV. Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular - SBACV. Disponível em: <https://www.sbacvsc.com.br/component/content/article/11-blog/196-previna-as-principais-doencas-vasculares-com-as-dicas-da-sbacv-sc
6. Dados SBACV: varizes. Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular- SBACV. Disponível em: <https://sbacv.org.br/varizes/> 7- SBACV: varizes. Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular- MG. Disponível em: <https://sbacvmg.com.br/site/>
Flavonid Creme. Flavonid Creme é um produto cosmético. Março/2024. Referência consultada: Cartonagem do produto Flavonid Creme.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.