Agente do ICMBio morre após ser vítima de queimaduras em operação de combate a incêndio em Goiás

Welington Silva combatia uma queimada que consumia a floresta do Parque Nacional das Emas, no dia 21 de agosto, quando uma mudança nos ventos o deixou em meio ao incêndio

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Foto do author André Borges
Atualização:

BRASÍLIA - Welington Fernando Peres Silva, analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), morreu na tarde desta terça-feira, 1, vítima de queimaduras sofridas durante uma operação que realizava no Parque Nacional das Emas, em Goiás.

A Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema Nacional) informou, em nota de pesar, que Welington, que era instrutor de combate a incêndios, combatia uma queimada que consumia a floresta do Parque Nacional das Emas, no dia 21 de agosto, quando uma mudança brusca nos ventos o deixou em meio ao incêndio.

Welington Fernando Peres Silva era analista ambiental do ICMBio Foto: Arquivo pessoal

PUBLICIDADE

Ele chegou a ser levado às pressas para o Hugol, hospital em Goiânia especializado em queimaduras, mas seu estado de saúde era considerado gravíssimo. “O colega lutou bravamente durante todos esses dez dias, porém na tarde de hoje não resistiu e faleceu”, informou a Ascema e a Associação dos Servidores da Carreira de Especialistas em Meio Ambiente (Asibama) em Goiás.

“É com profunda tristeza que lamentamos a perda do colega Welington”, declararam as associações. “A Ascema Nacional e a Asibama Goiás deixam sua solidariedade à família e colocam-se à disposição para contribuir naquilo que estiver ao nosso alcance”, declaram as instituições.

Publicidade

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, lamentou a morte do servidor. “Nossos sentimentos à família, à esposa Valéria e às filhas, e o reconhecimento ao trabalho dele e dos brigadistas e aqueles que, juntos, trabalham no combate às queimadas”, disse Salles.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.