A cidade de São Paulo deve registrar fortes pancadas de chuva nesta semana. De acordo com a Meteoblue, há previsão para precipitações elevadas na próxima quarta-feira, 13, e principalmente no sábado, 16. Nesta segunda-feira, 11, não há expectativa para chuva.
Para os próximos dias, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a propagação de uma frente fria muda o tempo no decorrer da semana, provocando chuvas generalizadas e declínio das temperaturas.
A terça-feira, 12, ainda deve começar com sol e temperaturas em rápida elevação. Entre o fim da tarde e o decorrer da noite, a aproximação da frente fria deve causar aumento de nebulosidade e rajadas moderadas de vento, além de favorecer a ocorrência de pancadas isoladas de chuva de fraca a moderada intensidade.
Na quarta-feira, a propagação da frente fria pelo litoral paulista deixa o tempo nublado e chuvoso, além de causar declínio das temperaturas. “A continuidade das chuvas variando de moderada a forte intensidade no decorrer do dia elevam o potencial para formação de alagamentos, queda de árvores e deslizamentos de terra na Grande São Paulo”, alerta o CGE. As temperaturas também devem apresentar declínio a partir de quarta.
Veja a previsão para a cidade de São Paulo nos próximos dias:
- Segunda-feira: entre 14ºC e 29ºC;
- Terça-feira: entre 17ºC e 29ºC;
- Quarta-feira: entre 16ºC e 19ºC;
- Quinta-feira: entre 16ºC e 20ºC;
- Sexta-feira: entre 17ºC e 24ºC;
- Sábado: entre 19ºC e 24ºC;
- Domingo: entre 19ºC e 25ºC.
Para outra regiões do Brasil
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo de perigo potencial para chuvas intensas de até 50 mm por dia e ventos de até 60 quilômetros por hora para uma faixa que pega Estados do Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do País. O alerta é válido até esta segunda-feira, podendo ser atualizado ao longo do dia.
Veja Estados afetados:
- Amazonas
- Acre
- Rondônia
- Mato Grosso
- Goiás
- Minas Gerais
- Bahia
- Espírito Santo
Veja orientações:
- Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas;
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.